sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Fim do Mundo será em 2012?

Nestes dias, assisti o badalado filme "2012", que é uma super produção com imagens de bastante impacto e com um enredo podemos dizer bastante interessante. O filme é baseado no calendário maia, que diz que no dia 21 de dezembro de 2012 será o fim do mundo, como conhecemos hoje. Desejo então comentar algumas coisas da mensagem desse filme. A primeira delas é que todas as culturas, em todos os tempos, sempre têm, de uma forma ou de outra, uma percepção de que o mundo em que vivemos como teve o inicio terá também um fim. É quase como uma comparação com a vida humana biológica: que nasce, vive e com certeza morre.
Com o desenvolvemento da ciência e da tecnologia, parecia que essa história do fim do mundo era algo retrógrado e ultrapassado; mas aí aparece a onda ecológica, com o aquecimento global, o fim das reservas naturais, que com outra linguagem e em outra perspectiva, também aborda o tema: "O fim do mundo em que vivemos".
Com os olhos do mundo voltados para Copenhague, onde será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas e o sucesso do filme "2012", podemos perceber que a humanidade não consegue se afastar da realidade do fim do mundo. Constatamos assim, que essa realidade não pode ser descartada.
Como cristão que somos, como podemos ver essa realidade do fim do mundo?
A resposta que a nossa fé nos dá entra numa perspectiva totalmente diferente, porque o fim não é visto como uma catástrofe e sim como um encontro com uma pessoa: Jesus, que virá julgar os vivos e os mortos. Por isso é um motivo de esperança, porque nos encontraremos com aquele que nos ama com amor incondicional.
Não vemos este encontro como um fim desastroso do mundo, será o grande momento de encontro com Jesus de uma forma plena, onde toda criação será transfigurada, como vemos na passagem da transfiguração de Jesus (Mateus 17,1-8, Marcos 9,2-8 e Lucas 9,28-36), onde a luz de Cristo transfigura todas as coisas. Como diz no livro do apocalipse: "Vi, então, um novo céu e uma nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia" (Ap 21,1).
Falando sobre esssa realidade nova, também o livro do apocalipse diz: "Ele enxugará toda a lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição" (Ap 21,4).
Outro aspecto que o filme mostra é uma previsão de data para o fim. Sobre isso o próprio Jesus mostra: "A respeito , porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho mas somente o Pai." (Mc 13,32).
Estamos no período de advento, que é um tempo especial de preparação para a vinda do Senhor Jesus, somos convidados a dar o perdão aos que nos ofenderam, buscar de forma mais intensa a oração e o serviço aos outros, de forma especial aos mais necessitados.
Assim, sem nenhum medo em relação ao futuro e cheios de esperança, nos ocupemos de tudo que consiste a nossa responsabilidade em relação a Deus, as pessoas e a natureza. Porque o futuro pertence a Deus, e Ele nos ama e cuida de nós!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Advento e Natal



Estes dias, ao sair de casa, tomei um susto, um alegre susto. Em uma loja ao lado do apartamento que moro em Goiânia, estavam montando um presépio na vitrine, era um grande e belo presépio.
Fiquei muito alegre, uma alegria semelhante a de uma pessoa que caminha perdido em meio ao deserto e que, após subir numa duna, avista um oásis - um lugar com pequeno lago rodeado de árvores no meio do deserto. Digo isso porque as nossas cidades estão parecendo desertos iluminados.
Nestes últimos dias, na cidade que moro (creio que também nas outras) vejo praças, lojas e, especialmente, shoppings cheio de iluminação e decorações muito bonitas, mas que não saciam a verdadeira sede do coração do homem, que só Jesus pode saciar plenamente.
É com tristeza que vejo cada ano que passa a decoração natalina ficar mais distante da mensagem principal: o nascimento de Jesus. É como se quiséssemos fazer uma grande festa de aniversário para uma pessoa e não convidarmos o aniversariante para a festa .
Peço a cada pessoa que acompanha esse blog a realizar uma obra, uma grande obra: vamos encher as nossas cidades desertas, de belos oásis; para que mais pessoas possam saciar a sua sede. Para isso, devemos colocar os nossos presépios em nossas casas. E de forma especial, se alguem é dono de uma loja ou algum lugar onde haja grande fluxo de pessoas, que possa colocar neste lugar um belo presépio para que todos possam ver. Assim, os que caminham no deserto de nossa cidade, poderão saciar sua sede naquele que é o único que pode saciar a sede mais profunda que existe no coração do homem: Jesus. Como Ele mesmo diz " Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (João 7,37).

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bento XVI e os artistas


O Papa Bento XVI no dia 22 de novembro (Domingo) teve um encontro histórico na Capela Sistina com 260 artistas do mundo todo. A Capela Sistina é o local onde são realizados os conclaves, reunião dos cardeais para eleger os Papa. Nela também estão as pinturas famosas de Michelângelo, pintadas no teto: a "Criação do mundo" e na parede principal "O Julgamento Final". Este encontro do Papa com os artistas foi para celebrar os 10 anos da carta do Papa João Paulo II aos artistas e para mais uma vez demostrar o grande apreço que a Igreja tem pela arte, porque a arte autêntica revela a beleza. Em seu discurso ele diz: "A experiência do belo, do autenticamente belo, do que não é efêmero nem superficial, não é acessório ou algo secundário na busca do sentido e da felicidade, porque essa experiência não afasta da realidade, e sim leva a enfrentar totalmente a vida cotidiana para libertá-la da escuridão e transfigurá-la, para torná-la luminosa, bela.”
Para nós, que fazemos parte do movimento da transfiguração, é de fundamental importância a beleza. Porque Jesus, ao se transfigurar no Monte Tabor, revelou toda a beleza própria da identidade divina (como vemos no ícone acima).
Por isso, ao ler este texto preste atenção em todas as coisas belas que lhe cercam e perceba que elas revelam Deus, porque Deus é a própria beleza e tudo que é belo revela Deus.
Tenham um bom dia!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Por que um novo blog?

Este blog nasceu de um desejo de responder a muitas pessoas que, com um coração muito sincero, me faziam perguntas sobre muitas coisas em relação a Deus, a Igreja e sobre a Bíblia. Estas pessoas faziam perguntas especialmente acerca de reportagens que saíam na mídia, sobre a descoberta de “um tal” evangelho segundo Judas; alguns perguntavam sobre os tradicionalistas na Igreja; a volta dos Anglicanos para a Igreja Católica, etc. Eram sempre questões que necessitavam de certo aprofundamento para sair da superficialidade da grande mídia, mais interessadas em matérias de impacto que deêm audiência, do que em aprofundá-las.

Com tantas pessoas me fazendo essas perguntas – algumas dessas que nem são participantes da Igreja Católica – resolvi abrir este canal de diálogo, por perceber que essa era uma necessidade de muitos. Um blog seria uma forma de tornar acessíveis essas respostas a um número maior de pessoas.O meu desejo ao criar esse blog é criar uma nova rede de amigos, que desejam buscar juntos um caminho da Verdade, como diz o próprio Jesus: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8,32).
Esse blog é para pessoas que desejam ultrapassar o simples conhecimento de uma notícia e aquilo que chamamos de "senso comum"; o que a maioria pensa, mas que muitas vezes está longe da busca da verdade. Buscarei sempre uma linguagem mais informal e próxima possível para poder atingir a todos que buscam essas respostas, mas que ao mesmo tempo não comprometa a profundidade da notícia, para que não seja uma mera informação sem profundidade. Espero contar com a ajuda e participação de todos através de perguntas, comentários e, especialmente, da possibilidade de criar novos amigos nesta grande rede para que juntos possamos crescer e partilhar nossas experiências na busca do conhecimento autêntico que nos leve a Verdade.