sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Fim do Mundo será em 2012?

Nestes dias, assisti o badalado filme "2012", que é uma super produção com imagens de bastante impacto e com um enredo podemos dizer bastante interessante. O filme é baseado no calendário maia, que diz que no dia 21 de dezembro de 2012 será o fim do mundo, como conhecemos hoje. Desejo então comentar algumas coisas da mensagem desse filme. A primeira delas é que todas as culturas, em todos os tempos, sempre têm, de uma forma ou de outra, uma percepção de que o mundo em que vivemos como teve o inicio terá também um fim. É quase como uma comparação com a vida humana biológica: que nasce, vive e com certeza morre.
Com o desenvolvemento da ciência e da tecnologia, parecia que essa história do fim do mundo era algo retrógrado e ultrapassado; mas aí aparece a onda ecológica, com o aquecimento global, o fim das reservas naturais, que com outra linguagem e em outra perspectiva, também aborda o tema: "O fim do mundo em que vivemos".
Com os olhos do mundo voltados para Copenhague, onde será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas e o sucesso do filme "2012", podemos perceber que a humanidade não consegue se afastar da realidade do fim do mundo. Constatamos assim, que essa realidade não pode ser descartada.
Como cristão que somos, como podemos ver essa realidade do fim do mundo?
A resposta que a nossa fé nos dá entra numa perspectiva totalmente diferente, porque o fim não é visto como uma catástrofe e sim como um encontro com uma pessoa: Jesus, que virá julgar os vivos e os mortos. Por isso é um motivo de esperança, porque nos encontraremos com aquele que nos ama com amor incondicional.
Não vemos este encontro como um fim desastroso do mundo, será o grande momento de encontro com Jesus de uma forma plena, onde toda criação será transfigurada, como vemos na passagem da transfiguração de Jesus (Mateus 17,1-8, Marcos 9,2-8 e Lucas 9,28-36), onde a luz de Cristo transfigura todas as coisas. Como diz no livro do apocalipse: "Vi, então, um novo céu e uma nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia" (Ap 21,1).
Falando sobre esssa realidade nova, também o livro do apocalipse diz: "Ele enxugará toda a lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição" (Ap 21,4).
Outro aspecto que o filme mostra é uma previsão de data para o fim. Sobre isso o próprio Jesus mostra: "A respeito , porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho mas somente o Pai." (Mc 13,32).
Estamos no período de advento, que é um tempo especial de preparação para a vinda do Senhor Jesus, somos convidados a dar o perdão aos que nos ofenderam, buscar de forma mais intensa a oração e o serviço aos outros, de forma especial aos mais necessitados.
Assim, sem nenhum medo em relação ao futuro e cheios de esperança, nos ocupemos de tudo que consiste a nossa responsabilidade em relação a Deus, as pessoas e a natureza. Porque o futuro pertence a Deus, e Ele nos ama e cuida de nós!

2 comentários:

Carla Mesquita disse...

Olá!
Fiquei muito feliz ao comprovar que existe um povo de Deus que está consciente de suas ações e com isso pronto para esperar....não o fim do mundo...mas o começo de uma espera que já estar por vir...
Começou o advento....é época de refetir...mudar....e acreditar...
Deus nos criou para o amor....é preciso ser feliz hoje...com as coisas simples que a vida nos proporciona...
É sempre tempo de recomeçar!!!!
E o fim do mundo???
Ora essa.....não pertece a nós....
Não se começa a leitura de um bom livro pelas páginas finais...é preciso iniciar capítulo por capítulo até chegar o momento final....
Para quê tanta pressa????
DEUS cuida ne nós!!!!
Isso basta!!!!

Jaqueline disse...

Oi César!

Adorei seu blog, tudo o que você escreveu, pois assim aprendemos mais um pouco sobre as coisas de Deus e também é um meio de evangelização, pois é o que muitos estão precisando, se evangelizar.
Continue com Deus!
Abraços...