domingo, 16 de janeiro de 2011

Ordenação de ex-bispos anglicanos na Igreja Católica

    Como temos acompanhado em várias postagens, bispos, padres e leigos da Igreja Anglicana estão retornando a Igreja Católica. Dia 15, sábado, foi realizada a primeira ordenação de três ex-bispos anglicanos, como padres da Igreja Católica. Abaixo vai um resumo do histórico dos acontecimentos, para que possamos enteder melhor. Este resumo foi retirado do blog OBLATVS:
    "A chamada Igreja da Inglaterra (Church of England) tem sua origem remota em Henrique VIII, rei inglês do século XVI, o qual, desejoso de se divorciar e não obtendo o consentimento do tribunal eclesiástico romano, provocou um cisma de proporções gigantescas. A quase totalidade dos bispos, padres e leigos seguiram-no na insubmissão, uns poucos foram martirizados.
    Após a morte do rei, seus sucessores - à exceção da Rainha Maria - conduziram a Igreja na Inglaterra do cisma à heresia protestante. A Igreja católica que existia nas Ilhas Britânicas deu lugar à Igreja da Inglaterra. Alguns poucos católicos continuaram a praticar sua fé às escondidas e sob forte perseguição até a Lei de Emancipação Católica (1832) e restauração da hierarquia (1850).
    Também no século XIX, surgiram dois grandes movimentos que viriam a determinar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra: o movimento de Oxford e o movimento ecumênico. O primeiro, surgido no interior do anglicanismo, procurava restaurar os elementos católicos do culto e dar uma interpretação ortodoxa às fórmulas confessionais anglicanas. O segundo, visto a princípio com suspeição pelas autoridades católicas, buscava eliminar as divisões e realizar a união de católicos e anglicanos.
    Um problema, entretanto, se colocou na medida em que o movimento de Oxford deu os primeiros convertidos à Igreja Católica e o movimento ecumênico passou a tratar de questões teológicas: as ordens anglicanas.
    O Papa Leão XIII constituiu uma comissão para tratar do assunto e, concluído o estudo, o mesmo pontífice decretou a nulidade das ordens anglicanas através da bula Apostolicae Curae (18/09/1896). A decisão se baseou na deficiência de intenção e de forma. Desde então, os clérigos anglicanos que se convertem à fé católica são ordenados incondicionalmente.
    Os anglicanos, embora inconformados com a decisão romana, procuraram corrigir seus ordinais e convidar bispos veterocatólicos - cuja ordenação fosse indisputada - para tomar parte em suas ordenações. Assim, há quem argumente que muitos clérigos anglicanos tenham sido validamente ordenados nos anos subsequentes. Mas como em assunto de tamanha importância não pode haver dúvidas, a Igreja Católica ordena incondicionalmente os clérigos convertidos.
    O Papa Bento XVI, através da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, inaugurou uma nova era no movimento ecumênico ao permitir que os convertidos do anglicanismo sejam recebidos corporativamente na Igreja Católica. Ainda que a conversão seja pessoal, os grupos de anglicanos que se convertem podem agora ser recebidos numa realidade canônica que preserva alguns elementos da tradição anglicana: o Ordinariato.
    O Ordinariato é um tipo de diocese, com clero e fiéis, governado por um Ordinário. Ele se organiza como qualquer outra diocese, erigindo paróquias, ordenando padres, instituindo seminários, institutos religiosos, etc. O Ordinário é um bispo ou um padre, nomeado pelo Papa, e que governa a circunscrição em nome do Santo Padre.
    O Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walshingham foi erigido em 15 de janeiro de 2011 pelo Papa Bento XVI e o Rev. Keith Newton foi nomeado seu primeiro Ordinário.
    Keith Newton fora bispo anglicano sufragâneo da diocese de Cantuária. Renunciou ao ofício e foi recebido, juntamente com sua esposa e dois outros ex-bispos anglicanos, na Igreja Católica no dia 1º de janeiro do corrente ano, ordenado diácono no dia 13 e sacerdote católico no dia 15 do mesmo mês. Sendo casado, o novo ordinário não será ordenado bispo católico. Poderá, entretanto, conforme as normas complementares da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus usar as insígnias episcopais, ou seja: mitra, báculo, anel e cruz peitoral. Também os abades beneditinos, que não são bispos, usam as mesmas insígnias.
Monsenhor Keith Newton, apelativo que se dá aos ordinários, inclusive simples vigários-gerais, será membro pleno da Conferência dos Bispos da Inglaterra e de Gales. "
    Seguem abaixo fotos retiradas do blog salvem a liturgia:






    Para maiores informações sobre os Anglicanos, clique aqui

Nenhum comentário: