quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bispos brasileiros ministram catequeses na JMJ em Madri



SÃO PAULO, terça-feira, 16 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Dos mais de 60 bispos brasileiros presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pelo menos sete ajudarão ministrando catequeses, nas manhãs dos dias 17 a 19, a exemplo de vários outros bispos de todo o mundo.
Cada bispo dará três catequeses, mudando de lugar e de grupo a cada dia, segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer; o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o bispo de Caxias do Maranhão, Dom Vilsom Basso; o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, e o bispo auxiliar de Campo Grande, são os brasileiros que darão catequese na JMJ.
As catequeses reunirão grupos de jovens por línguas e abordarão os temas “Firmes na fé” (dia 17); “Enraizados em Cristo” (dia 18) e “Testemunhos de Cristo no Mundo”, tirados do tema geral da Jornada, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, definido pelo Papa Bento XVI.
Realizadas em igrejas, auditórios, colégios e ginásios poliesportivos, as conferências começam às 10h (5h de Brasília) e vão até às 12h30 (7:30h de Brasília), quando o bispos palestrante preside à missa de encerramento.
Segundo o programa estabelecido, cada bispo fala 30 minutos. Em seguida, os jovens têm reflexão pessoal seguida de perguntas ao bispo catequista. Os primeiros 45 minutos são dedicados à acolhida com cantos, testemunhos, orações e confissões.

Nenhum comentário: