sábado, 20 de outubro de 2012

São Pedro de Alcântara

Hoje é dia de São Pedro de Alcântara, o qual é copadroeiro do Brasil, juntamente com Nossa Senhora Aparecida. São Pedro foi indicado por Dom Pedro I e aprovado por Sua Santidade, Papa Leão XII.
Partilhamos o relato sobre São Pedro de Alcântara deixado por Santa Teresa no capítulo 27 do Livro da Vida.
“E que bom imitador nos levou agora Deus na pessoa do bendito Frei Pedro de Alcântara! Já não pode mais o mundo para sofrer tanta perfeição. Dizem que andam as saúdes mais fracas e que estes não são os tempos passados. E no entanto este santo homem era do nosso tempo. Tinha o espírito forte como o dos tempos antigos e, assim, trazia o mundo debaixo dos pés. Pois ainda que não andemos nus nem façamos tão áspera penitência quanto ele fazia, muitas coisas há, como outras vezes tenho dito, para repisar no mundo - e o Senhor as ensina quando vê ânimo. E quão grande ânimo deu Sua Majestade a este Santo, para durante quarenta e sete anos fazer penitência tão rija, como todos sabem! Quero dizer algo dela, porque sei que é a pura verdade...
Com toda esta santidade era muito afável, embora de poucas palavras, quando não lhe faziam perguntas. Mas falando era muito agradável porque tinha um notável entendimento. Outras muitas coisas quisera mencionar, não fosse o medo do que dirá Vossa Mercê: para que me meto nisto? E já foi com temor que o escrevi. E assim termino, dizendo que o fim do Santo foi como a vida, pregando e admoestando a seus frades. Vendo que se finava, disse o Salmo: “Que alegria quando me disseram: vamos à Casa do Senhor!” E, de joelhos, morreu.

Nenhum comentário: