segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Servo de Deus Pio XII

No dia 19 de dezembro o Papa Bento de XVI aprovou o decreto de reconhecimento das virtudes heróicas de dois Papas: João Paulo II e Pio XII. Como já era de se esperar, houve uma grande repercussão entre os judeus e, consequentemente na mídia, a declaração de Servo de Deus do Papa Pio XII com a conhecida controvérsia sobre a posição do referido Papa na segunda guerra mundial em relação à defesa dos judeus.



O pontificado de Pio XII teve seu início em 1939 e encerrou-se com sua morte em 1958. Nos anos que se seguiram depois da segunda guerra mundial - que teve seu final em 1945 - ele foi considerado como um herói na luta contra os nazistas, principalmente por ter ajudado a salvar milhares de judeus através das várias instituições da Igreja: facilitando a fuga dos judeus, propiciando esconderijos nos conventos e mosteiros, através da emissão de certificados falsos de Batismo para que os judeus pudessem escapar da perseguição nazista, entre outras formas de ajuda.


A imagem do Papa Pio XII começou a mudar perante a mídia depois de 1963 com a divulgação da peça "O Vigário". Esta apresentava que o Papa tinha sido omisso em relação aos judeus. Essa imagem foi profundamente alimentada pela propaganda comunista soviética que nos anos da guerra fria, iniciada logo depois da segunda guerra mundial, tinha em Pio XII uma forte oposição.


Essa propaganda fez difundir uma profunda injustiça histórica, a ponto de chamá-lo o Papa de Hitler. O Papa Pio XII sempre foi contra o nazismo, e qualquer investigação histórica séria pode comprovar isto. Essa imagem distorcida é fundamentada muito mais em preconceitos ideológicos do que em documentos e fatos.


Com tudo isso, devemos nos alegrar porque a Igreja tem mais dois Servos de Deus proclamados: o já tão conhecido e amado João Paulo II e também Pio XII, que boa parte de nós não conhecemos por não termos sido conteporâneos a ele, mas que, com certeza, foi um grande homem de Deus.

Nenhum comentário: