domingo, 21 de fevereiro de 2010

Primeiro Domingo da Quaresma

     No primeiro Domingo da Quaresma a Igreja nos coloca a proclamação do evangelho da vitória de Jesus sobre a tentação, no deserto. O que muda é o evangelista que é usado, já que a Igreja divide as leituras dominicais em anos A, B e C. No Ano A são privilegiadas as leituras do evangelista Mateus; no Ano B, as leituras do evangelista Marcos; e no Ano C, que é o que estamos, são privilegiadas as leituras do evangelista Lucas.
     A Quaresma teve inicio na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, com a imposição das cinzas, sinal de penitência e conversão. E neste domingo, dia 21 de fevereiro, com a proclamação do evangelho de São Lucas (4, 1-13), vimos Jesus vencendo a tentação do inimigo de Deus, do diabo (dia-bolus – que significa aquele que divide). Sua grande ação consiste em nos dividir e nos separar de Deus, dos outros e de nós mesmos.
     Que nesta quaresma, juntos com Jesus, possamos fazer o caminho contrário do dia-bolus, nos unindo mais a Deus, aos outros e a nos unificando interiormente como pessoa, tudo isso pelo caminho da penitência, oração – especialmente pela leitura bíblica – e pelo amor fraterno. E nesse espírito, rezemos com toda a Igreja: “concedei-nos, ó Deus Onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

Nenhum comentário: