sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Retiro do Movimento da Transfiguração no período do carnaval - 2010


O Movimento da Transfiguração realizou, no período do carnaval - dos dias 13 a 16 de fevereiro no município de Campo do Tenente, no estado do Paraná - um retiro num local muito especial: o Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo, da ordem dos trapistas.
O tema do retiro foi: “A passagem da religiosidade para a fé”. A primeira colocação foi sobre as condições necessárias para um verdadeiro retiro, a partir da passagem da Transfiguração do Senhor no evangelho de Marcos (Mc 9,2-9); a segunda, sobre a necessidade de uma nova conversão através das palavras de Jesus a Nicodemos: “vos é necessário nascer de novo” (Jo 3,1-21); meditamos também sobre a figura da samaritana (Jo 4,1-45) na perspectiva da vida de oração e da Lectio Divina; em outro momento meditamos o discurso de Jesus sobre o Pão do céu (Jo 6,22-71), nos aprofundando no papel da Liturgia para nos conduzir à fé; Por fim, meditamos sobre a alegoria contada por Jesus sobre a videira e os ramos (Jo 15,1-17). Nesta passagem vimos um caminho de discernimento de busca da vontade de Deus para as nossas vidas.
Todo  este itinerário foi intercalado pelo Oficio Divino  e pela Celebração Eucarística diária - que eram celebradas pelos monges, mas que participávamos com eles -,  tempos de silêncio para fazermos a Lectio Divina e momentos de convivência fraterna. Foi um retiro muito proveitoso para todo os que deles participaram.


     

        
    
    

        

2 comentários:

Danubia Vilhena disse...

Este lugar do retiro parece muito lindo! Um poco de paz neste periodo de carnaval sempre vai bem!
Abraços
Danubia

Anne disse...

Lugar perfeito
"Abençoado por Deus(literalmente)
E bonito por natureza
Mas que beleza!
Em fevereiro tem retiro de carnaval"
rsrsrsrsr
Saudade desse povo todo, esperamos ansiosamente poder voltar aí, com vocês todos, claro!