segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mineiros chilenos agradecem pelo seu milagroso resgate na Terra Santa



Quatro meses após seu histórico resgate, 25 dos 33 mineiros soterrados na Mina São José de Atacama (Chile) percorreram a Via Dolorosa em Jerusalém e chegaram até o Santo Sepulcro para dar graças a Deus por terem sobrevivido.
Conforme informa a agência EFE, os mineiros estavam acompanhados por suas esposas e mães, percorreram as nove primeiras estações da Via Dolorosa e chegaram à praça da Igreja do Santo Sepulcro, onde foram recebidos com aplausos pelos turistas e religiosos que ali se encontravam.
Na Basílica do Santo Sepulcro, os mineiros e seus familiares rezaram juntos "o Pai-Nosso e uma Ave Maria no Monte do Calvário, no interior da Basílica, e tocaram com suas mãos a fenda da pedra dentro da qual se acredita que a cruz esteve enterrada".
Os mineiros peregrinos tentaram evitar as câmaras dos jornalistas para ter um momento de recolhimento. Um deles levou seu bebê e o batizará no rio Jordão.
"Temos muitas viagens, mas esta é o mais bonita, que sabíamos que ia ficar conosco para toda a vida, a do caminho de Deus e tudo o que Ele passou para poder estar conosco", declarou à agência EFE o mineiro Víctor Zamora.
José Henríquez, que foi o guia espiritual do grupo durante as semanas que permaneceram soterrados, recordou que nas profundidades da mina "clamamos a um Deus vivo e Ele nos respondeu e nos deu de presente todas estas viagens a diferentes países do mundo. Ele nos resgatou e tomou domínio de todo o aparato da salvação. É um Deus que responde à oração, que tem ouvidos, que escuta o pecador. Nós acreditamos nele e Ele nos respondeu".
O sacerdote franciscano Agustín Molini, que os guiou na visita à Basílica e dirigiu a oração, estabeleceu um paralelo entre a salvação terrestre dos mineiros e salvação divina.
"Este lugar da ressurreição é para retirar a todos da escravidão e do abismo do pecado para ressuscitar para uma vida nova e eterna. Este é o paralelo do resgate dos mineiros do Chile, pela graça do Senhor, e do resgate que Ele quer para nós e para todo a humanidade para sempre", argumentou.
Os 33 mineiros permaneceram soterrados durante 70 dias a mais de 600 metros de profundidade na jazida mineira San José de Atacama, logo após um desmoronamento ocorrido no dia 5 de agosto de 2010. Graças a uma impecável operação de resgate que incluiu trabalhos de perfuração e a construção de uma cápsula para extraí-los um por um, puderam abandonar a mina entre o dia 11 e 13 de outubro do ano passado.

Retirado da agência de notícias ACI Digital

Nenhum comentário: