sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A vila das vocações

Uma pequena vila na Rota da Seda, habitada por 660 pessoas, dos quais 400 são católicos (cerca de 130 famílias, deu 14 vocações à Igreja nos últimos anos: 7 padres, 1 diácono, 3 religiosas, 2 seminaristas maiores e 1 seminarista menor. A vila é Zan Jia Cun, distrito de Fu Feng na Diocese de Zhou Zhi, província de Shaan Xi.
De acordo com informações recebidas por Fides, toda a diocese é famosa pela sua abundância de vocações, de tal forma que é conhecida como "a diocese das vocações". O pároco da vila comenta: "muitas pessoas perguntam-nos qual é nosso segredo. Para dizer a verdade, não sabemos se há um segredo ou não. Nós vivemos intensamente nossa fé. As famílias da vila rezam juntas diariamente. Missas e encontros de oração nos sábados e domingos são compromissos fixos para todos. Mesmo os fiéis de vilas vizinhas vêm até aqui. Penso que estes pequenos testemunhos diários construíram a base para uma eloquente evangelização e são úteis ao mesmo tempo para a formação de vocações. As crianças são educadas segundo princípios religiosos e de modo simples, do jardim ao ensino médio. As irmãs acompanham sua formação com catecismo e ensino de religião. Aqui não é necessário preparar uma lista para as vigílias de Adoração Eucarística na Semana Santa, ou em outras circunstâncias, porque a Igreja está sempre cheia, 24 horas por dia."
Outras comunidades católicas visitam a vila com frequência a fim de trocar experiências em evangelização e vocações. Vêm, todavia, também alguns não católicos, já que a vila na Rota da Seda é também um modelo de desenvolvimento econômico. "Alguns não católicos perguntam-nos porque somos tão felizes, e nós respondemos que é porque temos fé", conclui o pároco. "Quando os fiéis tiveram oportunidades econômicas, a primeira coisa que pensaram foi em construir, renovar e melhorar a casa de Deus. Nossa igreja é a mais bonita de toda a região. Os padres e irmãs que vivem em cômodos adjacentes à igreja são acordados às 4 da manhã pelos fiéis com a recitação do rosário".
Fonte: Fides
Tradução: OBLATVS

Nenhum comentário: