sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os dons do Espírito Santo VI :O dom do entendimento


O dom do entendimento é um dom do Espírito Santo que nos faz mergulhar no conhecimento dos mistérios de Deus de forma interior, é uma forma de conhecimento por dentro.
Jesus possuía esse dom de forma plena, e por isso, podia compreender e ensinar a forma que Deus agia na vida das pessoas. Aqueles que possuem este dom partilham – em algum grau – desta forma de conhecimento através da iluminação da inteligência, própria da vida contemplativa. Esta forma de conhecimento é mais profunda do que a que é atingida pelos esforços dos estudos.
Esta forma de conhecimento deriva da fé, da humildade e é profundamente ligada a uma autêntica piedade; em outras palavras, é um tipo de conhecimento que leva a maior comunhão com Deus. Todos que, de alguma forma, usufruem deste conhecimento, experimentam um maior crescimento na fé .
Os santos que tiveram este dom de forma mais visível foram aqueles que a igreja chama de “Doutores da Igreja” como, por exemplo, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Santa Teresa de Jesus.
Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, em seus escritos, revela uma forma de conhecimento de Deus e uma forma de buscá-lo impressionante, fruto do entendimento com refinada pedagogia e de grande utilidade para aqueles que desejam crescer no caminho da oração.
Ela desenvolveu um método de oração chamado: “trato de amizade”. Com neste método, ela aprofunda o caminho da amizade com Deus a partir da nossa experiência humana de amizade.
Para adquirir este dom é necessária a súplica ao Espírito Santo através da oração, aliada ao estudo da Sagrada Escritura e a teologia de forma oracional e cheia de fé. A virtude que nos abre a este dom é da humildade intelectual, através do reconhecimento dos limites da nossa razão, e assim abertura a Deus e submissão filial a todos os ensinamentos da Igreja.

Para ler as postagens sobre outros dons do Espírito Santo,clique aqui

Um comentário:

Jaqueline disse...

César, mais uma vez me sinto enriquecida com seus ensinamentos!! Muito obrigado!!