quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Cenáculo – Local do Pentecostes

Em maio deste ano tivemos a oportunidade de realizar uma peregrinação à Terra Santa. Foi uma experiência inesquecível: visitamos e rezarmos nos lugares onde a história da salvação se realizou. Podemos dizer que, nesta peregrinação, entramos em contato com a geografia da salvação ou com o “quinto evangelho”, expressão profundamente arraigada na tradição da Igreja e muito usada para denominar a Terra Santa.
Hoje gostaria de partilhar a experiência de visitar o Cenáculo, local onde aconteceu a Última Ceia - Instituição da Eucaristia - o lava pés, o anúncio da traição de Judas e, por fim, o local onde os apóstolos se reuniram após a morte de Jesus, sendo assim o o local das aparições de Cristo ressuscitado e da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, no dia de Pentecostes (cf. At 2).
O local não é uma Igreja - devido a situação ainda não resolvida com o governo de Israel - o que faz com que não seja tão convidativo à oração. Apesar desse limite, a visita foi um momento muito especial para pedirmos a presença e a ação do Espírito Santo no mesmo local onde, há dois mil anos, os apóstolos tiveram a experiência de Pentecostes. Foi uma renovação da minha fé, geradora de um maior ardor de anunciar Jesus para o mundo inteiro, sobretudo porque depois da experiência da vinda do Espírito Santo, Pedro fez o seu primeiro discurso e aconteceram muitas conversões (cf At 2).
Que neste Pentecostes, o Espírito Santo nos impulsione ao anúncio corajoso e atraente da pessoa de Jesus, para que cada vez mais pessoas possam conhecê-Lo e ter uma vida de intimidade com Ele.

Veja as fotos da nossa visita ao Cenáculo - Terra Santa





Postagens que podem lhe interessar:

Nenhum comentário: