quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Pentecostes Lucano (do evangelho de Lucas)


A missa da solenidade de Pentecostes (próximo domingo) tem, na liturgia da palavra, leituras que marcam duas formas de ver o evento da vinda do Espírito Santo: na primeira leitura (At 2), a narração do Pentecostes nos Atos do Apóstolos, escrito por Lucas e que chamamos Pentecostes Lucano. Esta narração é a mais popularmente conhecida.
A segunda forma de ver o evento de Pentecostes é da forma como ele é narrado pelo evangelista João. Este será o evagelho da solenidade de Pentecostes (Jo 20), que comentaremos na próxima postagem.
A narração segundo Lucas, nos Atos do Apóstolos, privilegia as imagens ligadas às teofanias – manifestações de Deus – do antigo testamento, especialmente a do Monte Sinai, quando Deus da os dez mandamentos a Moisés. Outro elemento forte são as línguas de fogo e, consequentemente, a pregação de Pedro para pessoas de diversas línguas, revelando que a vinda do Espírito Santo impulsiona a Igreja a Evangelizar.
Que neste Pentecostes o Espírito Santo nos impulsione a um renovado ardor para a evangelização e que este anúncio seja feito com autoridade e sabedoria.

Nenhum comentário: