sábado, 5 de março de 2011

O Domingo da Quinquagésima


O Domingo da Quinquagésima, também conhecido como o Domingo de Carnaval, era a forma que era chamado este domingo antes da quarta-feira de cinzas, antes da reforma litúrgica que aconteceu depois do Concilio Vaticano II. Naquela época, o tempo da quaresma (quadragésima) era antecedido por um tempo de transição, chamado de septuagésima, entre o tempo comum e o tempo da quaresma.
Este tempo é composto de três domingos: o Domingo da Septuagésima propriamente dito, o Domingo da Sexagésima e o Domingo da Quinquagésima (também conhecido como Domingo de Carnaval). Como as semanas não têm dez dias, os nomes são simbólicos, lembrando-nos dos setenta anos de duração que teve o exílio babilônico do povo hebreu e contando o tempo para a chegada da Quaresma.
Este tempo ajudava aos fiéis a entrar, gradualmente e pedagogicamente, no tempo de penitência e preparação para a Quaresma. Por exemplo, o aleluia já não se canta a partir do domingo da septuagésima, mas ainda não começa os tempos de jejum e abstinência de carne.
As leituras da Santa Missa ajudam nesta preparação: no Domingo da Septuagésima, lê-se a história da Queda. Em seguida, vai-se percorrendo a História da Salvação, da Redenção; A Igreja nos conta de Noé na Sexagésima, e de Abraão na Quinquagésima: não estamos sozinhos! Na Quarta-Feira de Cinzas, fala-nos o santo profeta Joel: "Jejuai!" E recomenda Nosso Senhor: "quando jejuardes, não façais como os hipócritas"...
O pedido do santo Padre é que haja um enriquecimento mútuo do antigo missal com o novo, o que ele chama da “reforma da reforma”, e que hoje é possível devido a aprovação das duas formas de celebrar do rito romano: a forma ordinária e a extraordinária. A forma ordinária é aquela aprovada pelo Papa Paulo VI, que é o que é celebrado normalmente hoje nas nossas paróquias; A forma extraordinária, o de São Pio V, rito que se celebrava antes do Concílio Vaticano II. Essa forma de celebrar é utilizada em pelo menos 2.000 comunidades no mundo (só contando as missas dominicais).
Que neste domingo de “quinquagésima”, possamos já nos preparar para este grande tempo de preparação e conversão que é a Quaresma, para podermos assim celebrarmos a nossa Páscoa da melhor forma possível.

Nenhum comentário: