quinta-feira, 31 de março de 2011

Retiro do Movimento da Transfiguração em Natal e Fortaleza


Durante os dias 31 de março a 10 de abril estarei viajando para as cidades de Natal e Fortaleza, onde acontecerão os retiros do Movimento. O primeiro retiro será em Natal, dos dias 1 a 3 de abril. O segundo será em Fortaleza, nos dias 8 a 10 de abril. Esses retiros - sobretudo por ser no tempo da Quaresma -serão um momento de renovação da nossa vivência quaresmal, através da espiritualidade do Movimento da Transfiguração, para ajudar na preparação de seus membros para a grande celebração da Páscoa do Senhor.
Este ano, a Quaresma tem como tema principal a preparação para o Batismo, como temos acompanhado em todos os domingos, especialmente, no terceiro domingo da Quaresma, com a Samaritana. Neste quarto domingo, acompanharemos também com a cura do cego de nascença e, por fim, no quinto domingo, a ressurreição de Lázaro. Em todos esses textos, existe um tema central: o Batismo.
Para nós, que já somos batizados, esta Quaresma possibilita uma renovação da nossa vivência batismal para que ela seja vivida de forma plena. Podemos dizer que no batismo recebemos a nossa filiação divina e se, com nossa vida, nos abrirmos para que este dom recebido possa desabrochar, teremos a experiência de nos transfigurarmos, porque a transfiguração é, na verdade, a filiação divina de Jesus que se torna perceptível aos seus discípulos, no monte Tabor. Por isso, quando vivemos plenamente o nosso batismo, somos transfigurados em Cristo.
Nesses dias também terei oportunidade de fazer alguns contatos, com alguns bispos e padres, apresentando o Movimento da Transfiguração, para que ele possa ser mais conhecido e, desta forma, prestar um grande serviço a Igreja.
Por isso, peço a todos a oração para que esses dias produzam bastantes frutos naqueles que farão os retiros e que os contatos possam ajudar no serviço da Igreja.

Nenhum comentário: