sexta-feira, 18 de março de 2011

Solenidade de São José

Igreja celebra no dia 19 de março a Solenidade de São José, o pai adotivo de Jesus. Dentre os muitos títulos e méritos deste grande santo, que é padroeiro de toda a Igreja, desejamos ressaltar uma virtude fundamental na sua vida, que podemos perceber com bastante facilidade no evangelho: No evangelho de Mateus por três vezes a Palavra de Deus é dirigida a São José em sonho (Mt 1,20-24; Mt 2, 13-14;Mt 2,19-21) e em todas as vezes ele a cumpre sem questionar e prontamente, mesmo sendo palavras difíceis para a compreensão humana e que sempre trazendo grandes desafios para serem obedecidas.
José pode ser para nós um grande modelo de obediência à Lei de Deus, que é ensinada pela Igreja, nos livrando de duas formas de excesso: a primeira, uma forma de obediência tradicionalista e farisaica, que se importa mais com as normas do que com as pessoas; e a segunda, que é também outro desvio, uma obediência marcada pelo relaxamento, onde não se tem clareza do que é certo e do que é errado.
José foi obediente à Lei vivendo-a no Espírito. Desta forma, a Lei cumpre o seu papel de defender o próprio homem de suas fraquezas e o Espírito pode operar, com toda a potência, no coração do homem. Foi esta forma de interpretação que José usou em relação a Maria. Também nós somos chamados a aplicá-la na nossa vida, não para condenar os nossos irmãos, mas para ajudar, a eles e a nós, a cumprir a vontade de Deus.
Que nesta quaresma o exemplo de São José nos atraia para crescermos na escuta e na obediência à Palavra de Deus. Juntos com toda Igreja Rezemos: “Deus todo poderoso, pelas preces de São José, a quem confiaste as primícias da Igreja,concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus cristo,vosso Filho,na unidade do Espírito santo”.

Nenhum comentário: