sábado, 28 de maio de 2011

Peregrinação à Terra Santa - 5ª parte

Continuamos nossas postagens sobre nossa Peregrinação à Terra Santa.
Estamos no sétimo dia. Logo pela manhã fomos para a cidade de Belém, onde celebramos a missa na Basílica da Natividade e em seguida visitamos a gruta onde Jesus Nasceu (Lc 2, 1-21).









Depois da visita à Basílica da Natividade, fomos ao campo dos pastores: local que aonde os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2, 8-21).





Ainda neste dia, fomos a Ein Karem. Nesta cidade, segundo a tradição, nasceu João Batista e também lá aconteceu o episódio da visitação da Virgem Maria a Santa Isabel (Lc 1, 39-56)




Concluímos esta visita à igreja do nascimento de João Batista, rezando juntos o Benedictus


 Depois subimos a pé para a Igreja da visitação à Santa Isabel, onde Nossa Senhora cantou o magnificat.





No dia seguinte, que foi nosso primeiro dia de peregrinação em Jerusalém,  visitamos o Jardim das Oliveiras, local onde Jesus foi rezar após a Última Ceia e aí sofreu a suprema agonia (Lc 22, 39-46). Esse também foi o local onde Judas entregou Jesus às autoridades judaicas (Lc 22, 47-52). Lá celebramos a missa na Basílica da Agonia.









Em seguida fomos a um local – ainda no Monte das Oliveiras – de onde podíamos contemplar Jerusalém. O guia – Jorge – nos mostrou também o local por onde Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém, no domingo de ramos (Mt 21, 1-11). Depois, nos mostrou também o caminho que Jesus fez do Cenáculo até a o Jardim das Oliveiras (Mt 26, 26-46). Por fim, o caminho que Jesus percorreu – depois que foi preso – até a casa de Caifás (Mt 26, 57), local da negação de Pedro e prisão de Jesus .






Ainda no monte das Oliveiras, visitamos a Igreja que faz memória do local onde Jesus chorou, ao contemplar Jerusalém (Lc 19, 41-44). Neste local, fizemos um momento de oração pelos judeus.






Depois, fomos a piscina de Betesda, onde Jesus curou um paralítico (Jo 5, 1-18).





Visitamo ainda uma igreja que, segundo a tradição, era dos pais da Virgem Maria: São Joaquim e Santa Ana.




Depois visitamos o muro das Lamentações, que é a parte ocidental do muro construído pelo rei Herodes. Este é o lugar considerado mais sagrado para os judeus.







Fomos em seguida para o Cenáculo, local da última ceia (Lc 22, 14-20), o anúncio da traição de Judas (Lc 22, 21-23) e de Pentecostes (At 2, 1-41).





Por fim, visitamos o local que, segundo uma tradição, é o local da dormição de Nossa Senhora, e, consequentemente, o local da sua assunção. Hoje no local existe uma igreja muito bonita e, na cripta desta igreja, uma imagem de Nossa Senhora dormindo, onde rezamos pedindo a intercessão de dela por várias intenções.





Nenhum comentário: