Estamos no oitavo dia.
Começamos este dia indo à casa de Caifás, local onde hoje é construída a Igreja de Gallecanto em memória da negação de Pedro e do canto do galo (Jo 18, 12-27). Lá também visitamos o fosso onde Jesus ficou preso na noite de 5ª para 6ª feira santa. Foi um dos momentos mais tocantes da nossa peregrinação, onde rezamos o salmo 87.
Em seguida demos início a nossa via sacra pelas ruas da Jerusalém antiga. Nossa via crucis foi concluída dentro da Basílica do Santo Sepulcro. Nela visitamos o gólgota, onde tocamos na pedra onde a cruz de Jesus foi erguida (Mt 27, 32-38).
Depois fomos rezar no local onde o corpo de Jesus foi ungido, antes de ser supultado, e colocado nos braços da Virgem Maria (Mt 27, 57-61).
Depois fomos ao santo sepulcro, local onde o corpo de Jesus foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou. Tivemos a oportunidade de rezar tocando na pedra onde o corpo de Jesus ficou por três dias(Mt 27, 62-66 e Mt 28,1-8).
Ainda na Basílica, na capela dos cruzados, celebramos a missa da ressurreição do Senhor.
Por fim, fizemos ainda algumas visitas a altares que ficam dentro da Basílica:
A capela onde fica a rocha do gólgata rachada (Mt 27,51)
Capela no local onde Santa Helena, segundo a tradição, achou a cruz de Jesus
Capela chamada do patíbulo ou local da espera, ao pé do Gólgota, onde Jesus ficou esperando para ser crucificado.
Com essa última visita, concluímos esta experiência inesquecível de refazer os caminhos de Jesus na Terra Santa. Esses dias ficarão marcados para sempre nas nossas vidas. Concluímos com as palavras do evangelista Lucas de como a Virgem Maria vivia todos os acontecimentos junto a Jesus.
“Sua mãe meditava todas essas coisas no seu coração” (Lc 2, 51)
Assim como Maria, queremos guardar e meditar tudo que vimos, ouvimos, tocamos e experimentamos nesses dias inesquecíveis.
Para ver as fotos dos outros dias da Peregrinação clique abaixo:
Peregrinação à Terra Santa - parte 1
Peregrinação à Terra Santa - parte 2
Peregrinação à Terra Santa - parte 3
Peregrinação à Terra Santa - parte 4
Peregrinação à Terra Santa - parte 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário