segunda-feira, 25 de julho de 2011

FESTA DE SÃO TIAGO

No dia 25 de julho a igreja celebra a festa de São Tiago apóstolo. No ícone acima, podemos contemplar um dos três momentos que só os apóstolos Pedro, Tiago e João, presenciaram: a Transfiguração de Jesus no monte Tabor. As outras duas são a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no jardim das oliveiras.
No ícone da transfiguração podemos ver os três apóstolos caídos ao chão. Eles são participantes desse momento de extrema beleza onde Jesus revela sua identidade de filho de Deus, com seu rosto resplandecente e suas vestes luminosas. Nos deteremos hoje mais especificamente na pessoa de São Tiago: ele é o apóstolo do centro. Ao seu lado direito está São Pedro com a mão levantada sinalizando o momento que ele fala: “É bom Senhor, estarmos aqui ...”
Ao lado esquerdo de São Tiago está São João, que é único que esta olhando diretamente para Jesus transfigurado, característica típica dos contemplativos. Por fim, no centro, São Tiago que tem, junto com São Pedro, um manto vermelho que simboliza o martírio. São Tiago foi o primeiro a ser honrado com a glória do martírio no ano de 42 a.C.
Por isso rezemos juntos com toda igreja:
Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé,
para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no
Cristo que ele reconheceu como Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do
Espírito Santo
Postagens que podem lhe interessar:

Dia de Santa Teresa de Ávila
Festa de Santo André na Igreja Ortodoxa
Santa Terezinha





Nenhum comentário: