sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012

Ao terminar mais um ano, desejamos convidar a todos a agradecer a Deus pelo dom da vida, pela imensa graça da fé e por tantas coisas boas que ele nos presenteou durante este ano. Para expressar essa nossa gratidão a Deus, rezemos juntos o Salmo 136:
"Aleluia! Louvai o SENHOR, pois ele é bom: pois eterno é seu amor.
Louvai o Deus dos deuses: pois eterno é seu amor.
Louvai o Senhor dos senhores: pois eterno é seu amor.
Só ele fez grandes maravilhas: pois eterno é seu amor.
Criou os céus com sabedoria: pois eterno é seu amor.
Firmou a terra sobre as águas: pois eterno é seu amor.
Fez os grandes luminares: pois eterno é seu amor.O sol para governar o dia: pois eterno é seu amor.
A lua e as estrelas para governar a noite: pois eterno é seu amor."
Desejamos a todos os participantes do Movimento da Transfiguração, familiares, amigos e todos que acompanham este blog: um FELIZ 2012 !!!

Que Deus abençoe a todos com toda sorte de bençãos e graças, e que Deus nos faça experimentar neste ano que se inicia, a verdadeira e autêntica felicidade.

Cesar e Marjorie

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Santos mártires inocentes

Dos Sermões de São Quodvultdeus, bispo


(Sermo 2 de Symbolo: PL 40,655)

(Séc. V)

Ainda não falam e já proclamam Cristo

Nasceu um pequenino que é o grande Rei. Os magos chegam de longe e vêm adorar, ainda deitado no presépio, aquele que reina no céu e na terra. Ao anunciarem os magos o nascimento de um Rei, Herodes se perturba e, para não perder o seu reino, quer matar o recém-nascido. No entanto, se tivesse acreditado nele, poderia reinar com segurança nesta terra e para sempre na outra vida.
Por que temes, Herodes, ao ouvir que nasceu um Rei? Ele não veio para te destronar, mas para vencer o demônio. Como não compreendes isso, tu te perturbas e te enfureces; e, para que não escape o único menino que procuras, tens a crueldade de matar tantos outros.
Nem as lágrimas das mães nem o lamento dos pais pela morte de seus filhos, nem os gritos e gemidos das crianças te comovem. Matas o corpo das crianças porque o medo matou o teu coração; e julgas que, se conseguires teu propósito, poderás viver muito tempo, quando precisamente é a própria Vida que queres matar.
Aquele que é a fonte da graça, pequenino e grande ao mesmo tempo, reclinado num presépio, apavora o teu trono. Por meio de ti, e sem que saibas, realiza os seus desígnios e liberta as almas do cativeiro do demônio. Recebe como filhos adotivos os filhos dos que eram seus inimigos.
Essas crianças morrem pelo Cristo, sem saberem, enquanto seus pais choram os mártires que morrem. Cristo faz suas legítimas testemunhas aqueles que ainda não falam. Eis como reina aquele que veio para reinar. Eis como já começa a conceder a liberdade aquele que veio para libertar, e a dar a salvação aquele que veio para salvar.
Tu, porém, Herodes, ignorando tudo isto, te perturbas e te enfureces; e enquanto te enfureces contra o Menino, já lhe prestas homenagem, sem o saberes. Ó imenso dom da graça! Que méritos tinham aquelas crianças para obterem tal vitória? Ainda não falam e já proclamam o Cristo. Não podem ainda mover os membros para a luta e já ostentam a palma da vitória.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Novena do Natal - 23 de dezembro

Deus eterno e todo-poderoso, ao aproximar-nos do natal do vosso Filho, concedei-nos obter a misericórdia do Verbo, que se encarnou no seio da Virgem e quis viver entre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Novena do Natal - 22 de dezembro

Maria disse:
'A minha alma engrandece o Senhor,
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
porque o Todo-poderoso
fez grandes coisas em meu favor.
O seu nome é santo,
e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem.
Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração.
Derrubou do trono os poderosos
e elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.
Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
conforme prometera aos nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.'
Maria ficou três meses com Isabel;
depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.



Deus de misericórdia, vendo o homem entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão com o Redentor. Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novena do Natal - 21 de dezembro

Oh vinde depressa,
do seio da virgem,
Beleza dos céus!
O mundo admire:
um tal nascimento
é digno de Deus.

Não germe de homem,
mas sopro divino
no seio o gerou.
O verbo de Deus
se fez nossa carne,
o ventre deu flor.

A vida já cresce
no seio da Virgem
que guarda a pureza.
Deus mora em seu templo
e brilha a virtude
em toda a grandeza.

Que venha o herói
que é homem e é Deus,
do quarto nupcial,
correr glorioso
seu nobre caminho,
a trilha real.

Igual a Deus Pai,
reveste dos homens
a carne, a fraqueza,
e, desta maneira,
nos dá a virtude,
de Deus fortaleza.

Já brilha o presépio,
e um novo esplendor
a noite nos traz.
Que fujam as trevas,
a fé resplandeça
e reine a paz.

A vós, Rei piedoso,
e ao Pai que nos ama,
a glória convém.
Com vosso Espírito
reinais sobre o mundo
nos séculos. Amém.

Ouvi com bondade, ó Deus, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Novena do Natal- dia 20 de dezembro

Segunda leitura


Das Homilias em louvor da Virgem Mãe, de São Bernardo, abade
(Hom. 4,8-9: Opera omnia, Edit. Cisterc. 4, [1966], 53-54)
(Séc. XII)

O mundo inteiro espera a resposta de Maria Ouviste, ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem – tu ouviste – mas do Espírito Santo. O Anjo espera tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou. Também nós, Senhora, miseravelmente esmagados por uma sentença de condenação, esperamos tua palavra de misericórdia.
Eis que te é oferecido o preço de nossa salvação; se consentes, seremos livres. Todos fomos criados pelo Verbo eterno, mas caímos na morte; com uma breve resposta tua seremos recriados e novamente chamados à vida.
Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, Davi a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado a teus pés.
E não é sem razão, pois de tua palavra depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, enfim, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua raça.Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra; profere a tua palavra e concebe a Palavra de Deus; dize uma palavra passageira e abraça a Palavra eterna.
Por que demoras? Por que hesitas? Crê, consente, recebe. Que tua humildade se encha de coragem, tua modéstia de confiança. De modo algum convém que tua simplicidade virginal esqueça a prudência. Neste encontro único, porém, Virgem prudente, não temas a presunção. Pois, se tua modéstia no silêncio foi agradável a Deus, mais necessário é agora mostrar tua piedade pela palavra.
Abre, ó Virgem santa, teu coração à fé, teus lábios ao consentimento, teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Ah! se tardas e ele passa, começarás novamente a procurar com lágrimas aquele que teu coração ama! Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela entrega a Deus, abre pelo consentimento. Eis aqui, diz a Virgem, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38).

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Novena do Natal - 19 de dezembro

Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor de vossa glória
pelo parto virginal de Maria, dai-nos venerar com fé pura e celebrar
sempre com amor sincero o mistério tão profundo da encarnação.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Novena do Natal - 17 de dezembro

Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo
se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica,
para que o vosso Filho Unigênito, tendo recebido nossa humanidade,
nos faça participar da sua vida divina. Por Cristo, nosso Senhor.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

                                


Segundo arraigada tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Por isso permaneceu alguns dias na capela episcopal do Bispo Dom Frei Juan de Zumárraga e depois na Sé. Em 26 de Dezembro do mesmo ano foi solenemente levada para uma ermida aos pés do cerro de Tepeyac. Seu culto propagou-se rapidamente muito contribuindo para a difusão da fé entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual, concluído em 1709 e elevado à categoria de Basílica por São Pio X em 1904.Em 1754 Bento XIV confirmou o patrocínio da Virgem de Guadalupe sobre toda a Nova Espanha (Do Arizona até a Costa Rica) e concedeu a primeira Missa e Ofício próprios. Porto Rico proclamou-a sua Padroeira em 1758. Em 12 de Outubro de 1892 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII, que no ano anterior aprovara um novo Ofício próprio. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina; em 1935, Pio XI designou-a Padroeira das Ilhas Filipinas; e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”.
A veneração da Virgem de Guadalupe, solícita a prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo grande confiança filial; constitui,além disso, um estímulo à prática da caridade cristã, ao demonstrar a predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assisti-los.


Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como Mãe solícita,concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da Paz.Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!












domingo, 11 de dezembro de 2011

Papa abençoa os "Bambinelli"

Vaticano, 11 Dez. 11 / 01:41 pm (ACI/EWTN Noticias)
Ao presidir o Ângelus dominical perante os milhares de fiéis que estiveram reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI alentou a uma adequada preparação para o Natal e assim alagar os lares com a autêntica alegria e luz do nascimento do Menino Deus.
Em sua saudação em espanhol, o Papa recordou que este domingo, o terceiro do Advento, é o chamado domingo Gaudete que "nos convida a preparar-nos com a oração e as boas obras a celebrar com gozo a chegada Jesus entre nós. Que a Santíssima Virgem Maria nos ensine a reconhecê-lo e amá-lo, de modo que nosso coração e nossos lares sejam alagados com sua luz".
Em sua reflexão em italiano, o Santo Padre explicou que os textos da liturgia de hoje animam a seguir vivendo na esperança, a vigilância do coração que "o cristão está chamado a exercitar sempre, na vida de todos os dias".
“O ambiente exterior propõe mensagens usuais de natureza comercial, mesmo que não tão forte por causa da crise econômica. O cristão é convidado a viver o Advento sem deixar-se distrair pelas luzes, mas sabendo dar o valor correto às coisas, fixando seu olhar interior sob Cristo”.
“Se, de fato, perseveramos “vigilantes na oração e exultantes na glória” (ibid.), os nossos olhos serão capazes de reconhecer Nele a verdadeira luz do mundo, que vem clarear as nossas trevas”, disse.
Neste domingo do Gaudete, o cristão está chamado à verdadeira alegria que "não é fruto do divertimento, entendida no sentido etimológico da palavra di-vertir, isto é ir além dos deveres da vida e suas responsabilidades".
"A verdadeira alegria está ligada a algo mais profundo. Certo, no ritmo cotidiano, muitas vezes frenético, é importante encontrar espaço para um tempo de descanso, para distração, mas a alegria verdadeira está ligada a um relacionamento com Deus. Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar".
"Santo Agostinho expressou isso muito bem, em sua busca pela verdade, pela paz, pela alegria, depois de ter buscado em vão em muitas coisas, conclui com uma célebre expressão que o coração do homem é inquieto, não encontra serenidade e paz até que repousa em Deus".
"A verdadeira alegria não é simplesmente um estado de animo passageiro, nem qualquer coisa que se consegue com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a pessoa vida de Jesus, ao dar espaço a Ele em nós, ao acolher o Espírito Santo que guia nossa vida”, recalcou Bento XVI.
Por isso, afirmou o Papa, "neste tempo de Advento reforcemos a certeza que o Senhor veio em meio a nós e continuamente renova a sua presença de consolação, de amor e de alegria. Tenhamos confiança Nele, como afirma ainda Santo Agostinho, a luz da esperança: o Senhor é mais próximo a nós do que nós somos de nós mesmos - "interior intimo meo et superior summo meo"".
"Confiemos nosso caminho à Virgem Imaculada, cujo espírito exultou em Deus Salvador. Que Ela seja que guie nossos corações na alegre espera da vinda do Jesus, uma espera rica de oração e de obras boas", concluiu.
Depois da reza Mariano, o Santo Padre cumprimentou as crianças, que seguindo a tradição do terceiro Domingo de Advento levam suas imagens do Menino Jesus para que o Papa as abençoe.
"Queridos irmãos e irmãs –disse– hoje a primeira saudação está dedicada às crianças de Roma, que vieram para a tradicional bênção dos ‘Bambinelli’, organizada pelos Centros oratórios romanos. Queridas crianças, quando rezarem diante de seus nascimentos, lembrem-se de mim, assim como eu me lembro de vocês Obrigado! Feliz Natal!"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Segunda leitura
Das Meditações de Santo Anselmo, bispo
Oratio 52: PL 158,955-956 sec.XII

Ó Virgem, pela tua benção é abençoada a criação inteira! O céu e as estrelas, a terra e os rios, o dia e a noite, e tudo quanto obedece ou serve aos homens, congratulam-se,ó Senhora, porque a beleza perdida foi por ti de certo modo ressuscitada e dotada de uma graça nova e inefável. Todas as coisas pareciam mortas, ao perderem sua dignidade original que é estar em poder e a serviço dos que louvam a Deus. Para isto é que foram criadas. Estavam oprimidas e desfiguradas pelo mau uso que delas faziam os idólatras, para os quais não haviam sido criadas. Agora, porém, como que ressuscitadas, alegram-se pois são governadas pelo poder e embelezadas pelo uso dos que louvam a Deus.
Perante esta nova e inestimável graça, todas as coisas exultam de alegria ao sentirem que Deus, seu Criador, não apenas as governa invisivelmente lá do alto, mas também está visivelmente neles, santificando-as com o uso que delas faz. Tão grandes bens procedem do bendito fruto do sagrado seio da Virgem Maria.
Pela plenitude da sua graça, aqueles que estavam na mansão dos mortos alegram-se, agora libertos;e os que
estavam acima do céu rejubila-se renovados. Com efeito,pelo fim se seu cativeiro, e os anjos se congratulam pela restauração de sua cidade quase em ruínas.
Ó mulher cheia e mais que cheia de graça, o transbordamento de tua plenitude faz renascer toda criatura! Ò Virgem bendita e mais que bendita, pela tua benção é abençoada toda a natureza, não só as coisas criadas pelo Criador, mas também o Criador pela criatura!
Deus deu a Maria o seu próprio Filho único, gerado de seu coração, igual a si, a quem amava como si mesmo. No seio de Maria, formou seu filho, não outro qualquer, mas o mesmo, para que, por natureza, fosse realmente um só e o mesmo Filho de Deus e de Maria! Toda a criação é obra de Deus, e Deus nasceu de Maria. Deus criou todas as coisas , e Maria deu à luz Deus! Deus que tudo fez, formou-se a si próprio no seio de Maria. E deste modo refez tudo o que tinha feito. Ele que pode fazer tudo do nada, não quis refazer
sem Maria o que fora profanado.
Por conseguinte, Deus é o pai das coisas criadas, e Maria a mãe das coisas recriadas. Deus é o Pai da CRIAÇÃO UNIVERSAL,E Maria a mãe da redenção universal. Pois Deus gerou aquele por quem tudo foi feito, e Maria deu à luz aquele por quem tudo foi salvo. Deus gerou aquele sem o qual nada absolutamente
existe, e Maria deu à luz aquele sem o qual nada absolutamente é bom.
Verdadeiramente o Senhor é contigo, pois quis que toda a natureza reconheça que deve a ti, juntamente com ele, tão grande benefício.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Árvore de Natal da praça de São Pedro


CIDADE DO VATICANO, sábado, 3 dezembro, 2011 (ZENIT.org) - A árvore de Natal da Praça de São Pedro, neste ano, vem da Ucrânia. Trata-se de um abeto vermelho de 60 anos, com mais de 30 metros de altura e pesando 5 toneladas, proveniente das florestas da província ocidental da Transcarpathia. O diâmetro do tronco é de 56 centrímetros, enquanto que os cerca de 700 galhos pesam entre os 10 e 12 kg cada um.
Esta é a primeira vez que uma árvore de Natal - desde que João Paulo II inaugurou a tradição na Praça de São Pedro em 1982 - é doada pela Ucrânia.
A árvore será erguida na próxima segunda-feira, 05 de dezembro, e será inaugurada oficialmente no dia 16 de dezembro na presença de monsenhor Giuseppe Bertello, presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano e dos bispos católicos e ortodoxos da Ucrânia. O evento terá, assim, uma forte conotação ecumênica.
"Este é um evento extremamente importante - disse à Rádio Vaticana o Arcebispo Maior de Kiev e Galizia, Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja greco-católica da Ucrânia -. Para o país se trata de mais uma demonstração de suas raízes européias e sua pertença à família das nações européias".
De acordo com a agência ADN Kronos a entrega da árvore poderia estar acompanhada, nos próximos dias, por uma visita ao Vaticano do presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich e por um encontro seu com o Papa Bento XVI: é, de fato, uma praxi que as máximas autoridades políticas do país que oferece a árvore estejam presentes na cerimônia de inauguração e abertura.
De acordo com o referido pelo L'Osservatore Romano o abeto será decorado com mais de 2.500 bolas com as cores douradas e prateadas, e com outras muitas luzes brancas e amarelas. A árvore foi arrancada no passado dia 22 de Novembro e foi transportada por helicóptero de carga, graças a cabos especiais super resistentes, até a mais próxima rodovia.
Dado o tamanho e o posicionamento, as operações de corte e de transporte duraram cerca de uma semana. Para lidar com essa transferência esteve uma empresa eslovena especializada em transportes excepcionais, que já no 2009 tinha se responsabilizado pela entrega da árvore doada pela Bélgica para o Papa.
A cada ano, a madeira da árvore usada na Praça de São Pedro tem uma valorização social: de fato, é geralmente doada para associações ou comunidades de reabilitação para o trabalho com fins de caridade.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NOTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SOBRE ALGUMAS QUESTÕES RELATIVAS AO USO INDEVIDO DOS TERMOS: CATÓLICO, IGREJA CATÓLICA, CLERO E OUTROS

A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do episcopado, do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos.
O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “vigário episcopal”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “padre”, “diácono”, “frei”, pode induzir a engano e erro. Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se tratam de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.
Assim, temos o dever de alertar os fiéis católicos para a existência de alguns grupos religiosos, como é o caso da autointitulada “igreja católica carismática de Belém” e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Bento XVI, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizadas são ilícitos para os fiéis católicos. Assim sendo, recomenda-se vivamente aos féis que não frequentem os edifícios onde eles se reúnem e nem colaborem ou participem de qualquer celebração promovida por esses grupos. Rezemos para que a unidade desejada por Jesus Cristo, aconteça plenamente.

Brasília-DF, 30 de novembro de 2011
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

 José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis
Vice Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB