quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Peregrinação a Itália e opcional de cruzeiro pela Itália, Grécia, Turquia e Croácia

Queridos amigos e irmãos,

No ano de 2014 o Movimento da Transfiguração estará organizando uma Peregrinação à Itália, com um opcional para mais sete dias de cruzeiro pela Itália, Grécia, Turquia e Croácia.
Queremos convidá-lo a participar conosco deste momento de crescimento na fé e convivência fraterna.







sábado, 14 de dezembro de 2013

São João da Cruz

No dia 14 de dezembro a Igreja celebra São João da Cruz, um grande santo, poeta, místico e doutor da Igreja. Ele nasceu no ano de 1542 em Ávila, na Espanha. Teve uma infância pobre. Em 1563 entra na Ordem camelitana e no ano de 1567 tem seu primeiro encontro com Santa Teresa de Ávila, que, na época, estava empreendendo a reforma do Carmelo. Este encontro vai marcar a sua vida, porque a partir de então João fará parte, de forma decisiva, da reforma carmelitana. Morreu aos 49 anos, no ano de 1591.
João da Cruz é um grande artista, com uma sensibilidade especial para colocar em poesia sua experiência com Deus e sua teologia. Escreve também obras que são consideradas até hoje de insuperável profundidade mística. Suas grandes obras são: A noite escura, Subida ao Monte Carmelo, Chama viva de amor e Cântico espiritual.
Para mim, de forma direta, a vida e a obra de São João da Cruz marcaram muito a minha caminhada e até hoje tem uma grande influência na minha vida e, como consequência disto, uma forte influência no Movimento da Transfiguração.
Dentre as muitas influências, quero destacar duas: a primeira delas é o desejo de união com Jesus, que ultrapassa a simples tentativa de segui-lo como um modelo, mas de sim de ter uma comunhão com a pessoa de Jesus. João da Cruz vai chamar este caminho de divinização por participação, o que influenciou bastante, no Movimento da Transfiruguração, o caminho pedagógico da transfiguração do coração, em que a conversão nasce de uma experiência de encontro com Cristo e transforma o coração, transbordando aos poucos para a vida.
A segunda, é a relação íntima que João da Cruz tem com a Palavra de Deus. Ele cita a Bíblia, nas suas obras, 1653 vezes. E ele fazia isto sem fazer consulta direta ao texto bíblico, demonstrando, assim, sua grande intimidade com a Palavra de Deus. Junto com isto, me marcou bastante a forma espiritual e simbólica com que ele interpretava e aplicava para o tempo presente os textos bíblicos. Isto influenciou a minha forma de ler e atualizar a Palavra de Deus.
Por tudo isso e muito mais, desejo demonstrar minha devoção e gratidão a este grande santo e místico, rezando junto com toda a Igreja, dizendo:
Ó Deus, que inspiraste ao presbítero São João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Participação no I encontro Coração Novo para um Mundo Novo

Sábado, dia 7 de dezembro, participamos do evento I encontro Coração Novo para um Mundo Novo: "um dia para refletir sobre nosso lugar na sociedade atual", realizado na PUC/SP. Esse encontro reuniu membros de vários Movimentos e Novas Comunidades, sendo encerrado com uma palestra com o Prof. Borba, coord. do núcleo fé e cultura da PUC/SP e com a Missa com D. Júlio, bispo da região Lapa. O Movimento da Transfiguração ficou responsável pela oração inicial, com as Laudes cantadas, e o canto, na Celebração Eucarística de encerramento. Foi um momento muito rico de partilha e crescimento na unidade entre os carismas. Veja as fotos:





















sábado, 30 de novembro de 2013

Encontro Arquidiocesano dos Movimentos e Novas Comunidades

 

Hoje estivemos no encontro Arquidiocesano dos Movimentos e Novas Comunidades, que aconteceu na Sede da Comunidade Mensageiros da Paz, em Pirituba. Lá estiveram reunidos os coordenadores dos Movimentos e das Novas Comunidades de toda a Arquidiocese de São Paulo e teve como pregador D. Cláudio Hummes, que também presidiu a missa de encerramento. 

sábado, 2 de novembro de 2013

Audiência com D. Gregório em Petrópolis/RJ

Nos dias 31/10 e 1 e 2/11 estivemos em Petrópolis/RJ, onde tivemos audiência com Dom Gregório Paixão, Bispo da Diocese de Petrópolis e também diretor espiritual do Movimento da Transfiguração. Foi conosco os queridos amigos e irmãos Laercio e Maria Helena, membros do Movimento em São Paulo. É sempre uma grande alegria encontrar com esse querido amigo e irmão, Dom Gregório! — em Petrópolis. 
Veja as fotos:







terça-feira, 15 de outubro de 2013

Festa de santa Teresa de Jesus



No dia 15 de outubro a igreja celebra santa Teresa de Ávila, uma grande mística espanhola. Santa Teresa nasceu dia 28 de março de 1515, na cidade de Ávila, Espanha, numa família de muitos irmãos. Aos 13 anos perde sua mãe, e a partir desse momento ela toma Nossa Senhora como sua mãe; aos 20 anos entra no convento carmelita da Encarnação.
Os dezoitos anos que se seguem no convento da Encarnação foram marcados por profundos conflitos interiores e uma grande enfermidade, que quase tira sua vida. Seu conflito interior se dava porque ela sentia uma forte atração por Deus, na oração, mas na sua vida cotidiana, deixava-se levar por uma vida muito dispersa, marca desse convento na sua época.
No ano 1554 Teresa tem uma forte experiência de Deus ao contemplar uma imagem de Jesus chagado, atado à coluna. Esta experiência dá início ao tempo que ela chama de conversão. Assim, ela passa a um caminho de fidelidade na oração e de afastamento de situações de dispersão que a rodeavam. Esse período será marcado por grandes fenômenos místicos na sua vida e culmina com a inspiração da fundação de um Mosteiro com observância mais estrita. Esta fundação será denominada reforma carmelita descalça. Depois de grandes lutas e perseguições é fundado o convento de São José, o primeiro de muitos conventos fundados por Santa Teresa.
No ano 1568, juntamente com São João da Cruz, Teresa funda o ramo masculino dos frades descalços. Até sua morte, em 1582, vários conventos femininos e masculinos são fundados na Espanha; e após sua morte, essas fundações se espalham por vários lugares do mundo.
Um aspecto fundamental na vida e obra de Santa Teresa são seus livros que influenciaram muito mais do que as casas religiosas fundadas por ela. Os seus grandes escritos são: Livro da vida, Caminho de Perfeição, Fundações e o Castelo Interior, além de outros escritos menores.
Santa Teresa tem uma grande influência na minha vida. Tive o primeiro contato com ela através do livro da Vida, livro no qual ela conta sua vida e dá orientação sobre a oração. Na época eu tinha 18 anos e me marcou profundamente. Posso dizer que, com santa Teresa, aprendi a rezar com o método que ela chama “trato de amizade”.
Com o tempo, li outros escritos dela que marcaram profundamente minha visão de Deus e da oração. Creio que, por isso, ela tem um lugar especial no Movimento da Transfiguração: como mestra de oração, que pode nos guiar no caminho de intimidade profunda com Deus.

Santa Teresa D'Ávila, rogai por nós!


Peregrinação Santuários Europeus - 4º dia - Ávila

No período de 21 de setembro a 6 de outubro, o Movimento da Transfiguração organizou mais uma peregrinação, desta vez aos Santuários Europeus.
No quarto dia da nossa Peregrinação visitamos a cidade de Ávila, onde Santa Teresa de Jesus nasceu e viveu a maior parte de sua vida. Essa cidade também é marcada pelas mais bem preservadas muralhas da Europa. Visitamos a belíssima Catedral de Ávila, a Igreja de Santa Teresa, que foi construída em cima da casa onde ela nasceu, e, por fim, fomos ao Mosteiro da Encarnação, onde celebramos a Missa.
Veja abaixo as fotos:

 As muralhas da cidade de Ávila - vista do Mosteiro da Encarnação


Foto do grupo junto a imagem de São João da Cruz



 Claustro da Catedral de Ávila
 Lista de todos os Bispos de Ávila desde o primeiro século




 Ostensório da Catedral de Ávila usado até hoje na procissão de Corpus Christi

Capela construída no local onde era o quarto de Santa Teresa de Jesus





 Pátio de entrada do Mosteiro da Encarnação

 Cálice usado por São João da Cruz e pelo Beato João Paulo II

 Imagem que motivou a conversão de Santa Teresa de Jesus

 Missa na capela do Mosteiro da Encarnação, onde Santa Teresa participava da missa e das orações


Para ver as fotos dos outros dias, clique abaixo:

Peregrinação Santuários Europeus - 1º dia - Lisboa

Peregrinação Santuários Europeus - 2º dia - Fátima

Peregrinação Santuários Europeus - 3º dia - Santiago de Compostela

Retiro do Movimento da Transfiguração em Palmas/TO - PARTICIPE!