quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Encontro dos ex-alunos de Bento XVI



      Nos dias 27 a 30 de agosto, no centro de congressos "Mariápolis" de Castel Gandolfo foi realizado o encontro dos ex-alunos de Bento XVI. Participaram cerca de 40 antigos alunos do atual Pontífice, que apresentaram com ele sua tese de doutorado, quando Ratzinger era professor de várias universidades da Alemanha.
      Os encontros do Pontífice com seus ex-alunos datam de março de 1977, quando foi nomeado pelo Papa Paulo VI Arcebispo de Munique e Freising. Todos os anos se realizam estes eventos. O tema do encontro deste ano foi “A Hermenêutica do Concílio Vaticano II”. Os ex-alunos compartilharam com o Santo Padre momentos de oração e reflexão.
      Um dos ex-alunos participantes é o Bispo Hans-Jochen Jaschke, que explicou que o Ratzinger Schülerkreis (nome do grupo dos ex-alunos) “é uma mistura entre um ‘clube de veteranos’ e um encontro acadêmico. Todos crescemos, nos desenvolvemos. Conhecemo-nos há tanto tempo”.
      “Este ‘Schülerkreis’, ‘Círculo de estudantes’, foi fundado originalmente por nós, alunos. Logo, um dia, convidamos o professor e arcebispo de Munique, Ratzinger. Desde que é Papa foi ele quem tomou a iniciativa e começou a convidar-nos a Roma. Também hoje em dia se falamos com o Santo Padre, em um certo ponto volta a ser nosso velho professor”, indicou.
      “No sábado passado, o Santo Padre passou um pouco de tempo conosco, constituímos dois grupos: um pela manhã, outro pela tarde. Era como nos velhos tempos, como algum dos cursos que tivemos com ele. Ele conduziu o encontro, escutou com muita atenção e a cada certo tempo intervinha. Foi uma discussão muito agradável, sóbria e amigável”, acrescentou Dom Jaschke.

Nenhum comentário: