sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A cidade de Ávila de santa Teresa



Na véspera do dia da Festa de Santa Teresa (15 de outubro) gostaria de falar da cidade que hoje é famosa por ser a cidade de nascimento desta grande santa espanhola mística, doutora da igreja e reformadora do Carmelo feminino e masculino.
Estive em duas oportunidades nesta belíssima e encantadora cidade. Na primeira vez fui sozinho; na segunda vez levei um grupo, em peregrinação. Lá tivemos a oportunidade de fazer um retiro sobre a vida de santa Teresa e, simultaneamente, visitar os lugares marcantes de sua vida.
Ávila é uma cidade muralhada e apresenta-se fortemente marcada pela história, sobretudo dos séculos XII e XV. A muralha, com 2,5 km de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros.
Alem de ser uma cidade em que os momentos históricos são muito bem conservados, ela é profundamente ligadada a vida de santa Teresa: como o convento que está construído no local da casa onde a santa nasceu; o mosteiro da encarnação, onde ela entrou quando tinha 20 anos; e a primeira fundação de santa Teresa, o mosteiro de São José.
É uma cidade que respira Santa Teresa, parece que a encontraremos em uma daquelas ruas estreitas da cidade antiga. Andando por ela, muito do universo tereziano – que lemos nos seus livros – fica bem mais compreessível, como: os castelos dos reis, as batalhas e outras imagens usadas em abundância nos seus escritos.
No próximo ano, com a graça de Deus, visitarei esta cidade levando mais um grupo em peregrinação. Andaremos por esta cidade que nos ajuda a conhecer santa Teresa; e conhecer esta santa é entrar na escola de oração e intimidade com Jesus.
Quem deseja mais informações sobre esta peregrinação, clique aqui.

Nenhum comentário: