sexta-feira, 17 de maio de 2013

Os dons do Espírito Santo VI :O dom do entendimento



O dom do entendimento é um dom do Espírito Santo que nos faz mergulhar no conhecimento dos mistérios de Deus de forma interior, é uma forma de conhecimento por dentro.

Jesus possuía esse dom de forma plena, e por isso, podia compreender e ensinar a forma que Deus agia na vida das pessoas. Aqueles que possuem este dom partilham – em algum grau – desta forma de conhecimento através da iluminação da inteligência, própria da vida contemplativa. Esta forma de conhecimento é mais profunda do que a que é atingida pelos esforços dos estudos.

Esta forma de conhecimento deriva da fé, da humildade e é profundamente ligada a uma autêntica piedade; em outras palavras, é um tipo de conhecimento que leva a maior comunhão com Deus. Todos que, de alguma forma, usufruem deste conhecimento, experimentam um maior crescimento na fé .

Os santos que tiveram este dom de forma mais visível foram aqueles que a igreja chama de “Doutores da Igreja” como, por exemplo, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Santa Teresa de Jesus.

Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, em seus escritos, revela uma forma de conhecimento de Deus e uma forma de buscá-lo impressionante, fruto do entendimento com refinada pedagogia e de grande utilidade para aqueles que desejam crescer no caminho da oração.

Ela desenvolveu um método de oração chamado: “trato de amizade”. Com neste método, ela aprofunda o caminho da amizade com Deus a partir da nossa experiência humana de amizade.

Para adquirir este dom é necessária a súplica ao Espírito Santo através da oração, aliada ao estudo da Sagrada Escritura e a teologia de forma oracional e cheia de fé. A virtude que nos abre a este dom é da humildade intelectual, através do reconhecimento dos limites da nossa razão, e assim abertura a Deus e submissão filial a todos os ensinamentos da Igreja.

Um comentário:

Fruto do Espírito disse...

Com carinho para você!

SALMO 23

O SENHOR É MEU PASTOR,
Isto é relacionamento!

NADA ME FALTARÁ,
Isto é suprimento!

CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
Isto é descanso!

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
Isto é refrigério!

REFRIGERA A MINHA ALMA,
Isto é cura!

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
Isto é direção!

POR AMOR DO SEU NOME,
Isto é propósito!

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
Isto é provação!

EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
Isto é proteção!

PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
Isto é fidelidade!

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
Isto é disciplina!

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
Isto é esperança!

UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
Isto é consagração!

E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
Isto é abundância!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
Isto é benção!

E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
Isto é segurança!

POR LONGOS DIAS,
Isto é eternidade!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

***Lucy***
http://frutodoespirito9.blogspot.com/


P.S. Convido a visitar um outro blog, repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.
Acesse:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/