sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bento XVI e a Liturgia


     Nesses últimos dias a Igreja tem ficado bastante exposta na mídia, especialmente em relação aos casos de pedofilia, onde as palavras do Papa, dos Cardeais e de outras figuras da Igreja têm sido usadas de diversas formas, na sua grande maioria, de forma manipulada, como é próprio do preconceito anticatólico, que domina grande parte da mídia.

     Dentro deste contexto fiquei surpreso de ver que, até um discurso do Papa dirigido a quinze Bispos do regional norte II da CNBB, na sua visita Ad Limina – visita que os Bispos fazem ao Papa em Roma a cada cinco anos – fosse noticiado no jornal de TV de maior audiência nacional.

     Esta notícia foi sobre orientações do Papa aos Bispos do Brasil foi sobre Liturgia. E como é próprio do nosso blog, comentamos e aprofundamos notícias da Igreja que saem na grande mídia. Vejamos em que consiste o discurso do Papa Bento XVI que tem como tema central a Liturgia e que, para muitos conhecedores, os chamados vaticanistas, é o tema central do pontificado de Bento XVI. É o que é chamado: reforma da reforma litúrgica.

     Esta reforma é para uma grande retomada da sacralidade da celebração litúrgica e, principalmente, para reforçar a dimensão sacrifical de Jesus na missa. E, consequentemente, a presença real de Jesus no seu corpo e sangue no altar. Para isso, deve-se evitar toda forma de “criatividade”, “shows”, sentimentalismo e a ideia de que a missa é uma simples reunião fraterna ao redor de uma mesa. Falando sobre isso, ele diz: “Mas o culto não pode nascer da nossa fantasia; seria um grito na escuridão ou uma simples auto-afirmação. A verdadeira liturgia supõe que Deus responda e nos mostre como podemos adorá-Lo. «A Igreja pode celebrar e adorar o mistério de Cristo presente na Eucaristia, precisamente porque o próprio Cristo Se deu primeiro a ela no sacrifício da Cruz» (Exort. ap.Sacramentum caritatis, 14). A Igreja vive desta presença e tem como razão de ser e existir ampliar esta presença ao mundo inteiro”.

     Rezemos para que toda a Igreja possa cada dia mais crescer na compreensão da verdadeira liturgia, e assim crescer na fé.


Para aprofundar sobre a reforma litúrgica, clique aqui.

Nenhum comentário: