segunda-feira, 19 de abril de 2010

A eleição de Bento XVI




     O dia 19 de abril é o aniversário da eleição de Bento XVI como o Bispo de Roma. Tenho bem claro na lembrança aqueles dias da morte de João Paulo II e o conclave que, no dia 19 de abril de 2005, elegeu o nosso atual Papa. Sou de uma geração que não tinha visto - ou era muito pequeno para poder lembrar - uma eleição papal, e foi para mim uma grande emoção ver a fumaça branca saindo da Capela Sistina e a expectativa da apresentação, no balcão da Basílica de São Pedro, do novo Papa. Foi com grande alegria e emoção que vi que o novo Papa era o então cardeal Joseph Ratziger, que eu já “conhecia” pelos seus vários livros e tinha uma grande afinidade com a sua linha de pensamento.

     Cinco anos se passaram desde este dia e vejo que ele superou, em muito, as minhas expectativas, principalmente por sua coragem de enfrentar situações delicadas, e até perigosas, sem temer reações daqueles que pensam diferentes. Vendo suas atitudes e palavra é impossível não lembrar de Jesus no evangelho, e suas sérias e duras discussões com os representantes de povo. A coragem de Bento XVI é algo impressionante, especialmente aliada à sua serenidade e a seu jeito afável .

     Nesta comemoração de cinco anos de Pontificado quero primeiro agradecer a Deus por esse grande Papa e pedir que o Espírito Santo o ilumine e fortaleça para esta missão de pastor supremo da Igreja.




     "Queridos amigos, neste momento eu posso dizer apenas: rezai por mim, para que eu aprenda cada vez mais a amar o Senhor. Rezai por mim, para que eu aprenda a amar cada vez mais o seu rebanho, a Santa Igreja, cada um de vós singularmente e todos vós juntos. Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos." - Homilia pelo início do Ministério Petrino, 24 de abril de 2005.

Nenhum comentário: