quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O programa oficial da visita de Bento XVI ao Reino Unido


    Foi divulgado pelo vaticano o programa oficial da visita de Bento XVI  ao Reino Unido.
Uma coisa que me chama muita atenção, nestes programas de visita do Papa a  outros países, é como uma pessoa de mais de 80 anos segue uma agenda tão exigente e apertada.
      Esta visita ainda será uma das mais difíceis que ele irá fazer por causa do histórico anti católico  da Inglaterra: lá os católicos são uma minoria e nos últimos anos o país tem desenvolvido uma política de “laicismo” onde qualquer manifestação religiosa na sociedade é combatida.
      Por isso, há uma forte reação em uma parte da sociedade inglesa a esta visita; de forma especial por causa dos ensinamentos da Igreja em relação ao aborto e o homossexualismo.
      Desta forma, é fundamental a nossa oração pelo Papa, para que esta visita seja coroada de êxito e que o Espírito Santo dê força e sabedoria para que ele anuncie, com destemor,  a Palavra de Deus.
Segue abaixo o programa oficial:
A viagem começará às 8h10 do dia 16 de setembro, com a saída do Papa do aeroporto Ciampino (Roma), rumo ao Reino Unido.
Às 10h30, está prevista a chegada ao aeroporto Internacional de Edimburgo, onde acontecerá a recepção oficial de Bento XVI.
      O programa inclui uma cerimônia de boas-vindas às 11h, no Palácio Real de Holyroodhouse, na capital da Escócia, onde o Pontífice realizará uma visita de cortesia à rainha da Inglaterra, Isabel II.
    No parque do palácio, Bento XVI se encontrará com as autoridades às 11h40 e pronunciará um discurso.
Às 13h, o séquito papal almoçará na residência arcebispal de Edimburgo. À tarde, o Pontífice se dirigirá a Glasgow, onde, às 17h15, está prevista uma Missa no Parque Bellahouston, na qual Bento XVI pronunciará a homilia.
      O Papa sairá do Aeroporto Internacional de Glasgow, às 20h, rumo a Londres, chegando ao Aeroporto Internacional de Heathrow, no distrito de Hillingdon.
No dia seguinte, 17 de setembro, celebrará a Missa em privado, às 8h, na capela da nunciatura apostólica em Wimbledon, no distrito de Merton.
      O programa prevê para as 10h um encontro do Bispo de Roma com o mundo da educação católica, na capela do campo esportivo da Universidade de St Mary, em Twickenham, no distrito de Richmond, onde cumprimentará os presentes e dará um discurso.
      Às 11h30, está previsto um encontro com líderes de diversas religiões na Waldegrave Drawing Room da Universidade de St Mary, durante o qual o Papa pronunciará um discurso.
Segundo o programa oficial, a viagem continuará com uma visita de cortesia ao arcebispo da Cantuária, às 16h, no Palácio de Lambeth, durante a qual o Papa dará um discurso.
    Às 17h10, está previsto um encontro de Bento XVI com expoentes da sociedade civil, do mundo acadêmico, cultural e editorial, com o corpo diplomático e com líderes religiosos no Westminster Hall (na cidade de Westminster), no qual o Papa também pronunciará um discurso.
      Às 18h15, a Abadia de Westminster acolherá uma celebração ecumênica que incluirá outro discurso do Pontífice.
O programa do sábado, 18 de setembro, começa às 9h, com um encontro com o primeiro-ministro, seguido de um encontro com o vice-primeiro-ministro às 9h20, e com os líderes da oposição dez minutos depois, no palácio arcebispal de Westminster.
      Às 10h, o Papa presidirá a Missa na catedral do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Westminster, na qual saudará os fiéis e pronunciará a homilia.
O programa oficial continua às 17h, com uma visita papal ao Asilo de São Pedro, no distrito de Lambeth, durante a qual o Pontífice dará umas palavras.
      Às 18h15, está prevista uma vigília de oração pela beatificação do cardeal John Henry Newman, no Hyde Park, em Westminster, que incluirá um discurso do Pontífice.
      No domingo, 19 de setembro, será realizada uma despedida do Papa às 8h, na nunciatura apostólica de Wimbledon, e às 8h45, Bento XVI sairá de helicóptero do Wimbledon Park rumo a Birmingham.
      Às 9h30, está prevista a chegada do Papa ao Cofton Park de Rednal, em Birmingham, onde, às 10h, começará a Missa, com a beatificação do cardeal Newman.
      O Papa pronunciará a homilia e depois rezará o Ângelus, que acompanhará com algumas palavras e saudações, como é tradição.
Às 13h10, Bento XVI realizará uma visita privada ao Oratório de São Felipe Néri, de Edgbaston, em Birmingham.
E às 13h45, almoçará com os bispos da Inglaterra, Gales e Escócia, e com os membros do seu séquito no refeitório da Francis Martin House do Oscott College, em Birmingham.
      Na capela do mesmo centro, o Pontífice terá, às 16h45, um encontro com os bispos da Inglaterra, Gales e Escócia, a quem dirigirá um discurso.
      Às 18h15, haverá uma cerimônia de despedida, no Aeroporto Internacional de Birmingham, que incluirá um discurso do Papa. 
Meia hora depois, está prevista a saída do avião papal rumo a Roma, aonde chegará às 22h30.
      Bento XVI permanecerá 4 dias em um país que conta com 5.264.000 católicos, de uma população de 59.381.000 pessoas, segundo as Estatísticas da Igreja Católica na Grã-Bretanha de 31 de dezembro de 2009.
      A Igreja na Inglaterra, Gales e Escócia conta com 5.225 sacerdotes, 245 seminaristas maiores, 6.155 religiosas professas e 34.669 catequistas, assim como mais de 2.800 escolas de diversos níveis, onde estudam cerca de 800 mil alunos.
       Também tem 8 hospitais, 1 ambulatório, 171 centros para idosos, portadores de deficiências e menores, 79 orfanatos e creches, 94 consultórios familiares e centros para a proteção da vida e 147 centros especiais de educação social.

Nenhum comentário: