domingo, 5 de dezembro de 2010

Ícones - uma janela para a eternidade

   
     O ícone é uma imagem do invisível e tem seu fundamento na encarnação de Cristo, Aquele que se tornou a “imagem visível do Deus invisível”. Quando o iconógrafo escreve um ícone (o ícone, na compreensão oriental, não é pintado, e sim, escrito), ele o faz a partir da leitura orante da Palavra de Deus.
       A nossa aproximação dos ícones deve ser feita em espírito de fé, pois eles são janelas para a eternidade (uma janela é algo que pertence, automaticamente, a dois espaços), tornando-se, assim, um meio capaz de comunicar as riquezas da eternidade para nossa vida terrena. O exemplo da janela vai nos fazer compreender algumas características dos ícones que, para os ocidentais, são difíceis de perceber:
• As características humanas expressas nos ícones são voluntariamente diferenciadas (proporções, cores, noções de espaço, fisionomias), para dar uma noção clara de que aquele que é representado ali (Jesus, Maria ou algum santo), já vive em outra realidade. Isso nos faz lembrar as aparições do ressuscitado no Evangelho, quando os discípulos tinham dificuldade em reconhecê-lo.
• A beleza do ícone não esta na estética (como acontece em uma obra de arte) para não gerar sentimentos superficiais de piedade, mas necessita de um olhar de fé, que nos leva a uma interioridade, pois a contemplação de um ícone é feita com os olhos da alma.
• Os ícones nos exercitam para vivermos com maior profundidade a experiência litúrgica, em que a nossa fé é alimentada através de símbolos (ex: o Círio Pascal é Jesus Ressuscitado; a água é o Espírito Santo, etc). Introduzem-nos, assim, no mistério de Deus, não através de uma linguagem racional, mas através de uma linguagem simbólica.
• A luminosidade presente nos ícones (Jesus, Maria e os santos emanam sempre uma luz interior), mostra que os personagens retratados já estão na luz da glória, já estão Transfigurados.
Para ler esse artigo completo, clique aqui.
Para ver algumas imagens de ícones, clique aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

PASSEI POR AQUI Bjs e sorrisos