domingo, 4 de março de 2012

2º Domingo da Quaresma - Ano B


O segundo domingo da quaresma tem como centro da liturgia da Palavra a proclamação do evangelho da Transfiguração do Senhor Jesus. Isto se repete todos os anos, a única diferença é de qual evangelista é retirada a narração. Este ano, a Igreja vive o ano B e, portanto, o texto é o do evangelista Marcos.
O centro do nosso texto é o momento onde a voz do Pai, do meio da nuvem diz: “este é o meu Filho, aquele que escolhi, escutai-o”. Esse texto que ressoa nas nossas Igrejas todos os anos na Quaresma nos revela o grande meio de preparação para a Páscoa: a escuta atenta da Palavra de Deus.
Mas a escuta da Palavra de Deus não pode ser feita de qualquer forma. É necessário que seja feita de forma oracional, para captarmos aquilo que Deus deseja revelar para nossas vidas. A Palavra de Deus é uma Palavra viva, que tem o poder de nos converter. Muitas vezes tentamos nos converter a partir das nossas próprias forças e, como consequência, fracassamos nos nossos propósitos, gerando em nós o desânimo.
Precisamos fazer com que a nossa conversão se dê através da relação da nossa pessoa com a pessoa de Deus, permitindo que, nessa relação, Deus sempre tome a iniciativa e que nós sejamos atentos e dóceis para responder a essas iniciativas. Um dos grandes meios dessa relação entre nós e Deus é a sua Palavra. A Palavra de Deus ao ser acolhida no coração revela o nosso pecado, cura as nossas feridas, consola-nos nas nossas dores e orienta-nos no caminho a seguir. Como o próprio São Paulo nos diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça(IITim3,16).
 “Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso filho amado, alimentai o nosso espírito com a vossa Palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

Nenhum comentário: