quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Peregrinação ao Egito, Monte Sinai e Terra Santa 2013 - 2ª parte

Venha participar conosco de mais uma peregrinação organizada pelo Movimento da Transfiguração!
Desta vez, iremos para o Egito, Monte Sinai e Terra Santa.
Peregrinar é sempre uma experiência de renovação da nossa fé, juntamente com isso, uma oportunidade de conhecer locais que também o enriquecerão culturalmente.
Sairemos do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 4 de novembro de 2013 e desembarcaremos no Brasil no dia 19 de novembro.
Importante: teremos missa todos dos dias!
Nesta segunda parte, colocaremos do 5º ao 8º dia da nossa programação:

5º DIA. 08/Nov (Sex) - CAIRO / SAÍDA EM DIREÇÃO AO MONTE SINAI / INICIAREMOS A ROTA DA PEREGRINAÇÃO DO ÊXODO / MARA / REFIDIM / MONTE SINAI E HOREBE
Após o café da manhã, embarque em ônibus de luxo com ar condicionado exclusivo para o grupo, rumo ao deserto na PENÍNSULA DO SINAI, onde iniciaremos a viagem épica pelo caminho do ÊXODO DE MOISÉS com o povo Hebreu em direção ao MONTE SINAI. Passaremos pelo famoso CANAL DE SUEZ, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Viajaremos pelo bíblico DESERTO DE SIM (Ex 16.1). Visitaremos as conhecidas FONTES DAS ÁGUAS AMARGAS (MARA), local que chegaram logo que atravessaram o Mar Vermelho e onde Moisés realizou um milagre, transformando água amarga em água doce (Ex 15.23). Hoje é um pequeno Oásis chamado ÁGUAS DE MOISÉS. Continuaremos pelo deserto em direção a REFIDIM, local onde Moisés bateu com o cajado na rocha e dela saiu água (Êx 17) e região onde aconteceu a batalha contra os AMALEQUITAS (Ex 17.8). É um oásis verdejante em meio a um deserto de sol escaldante e lindas montanhas. Prosseguiremos viagem pelo conhecido vale da peregrinação até alcançarmos o tão esperado MONTE SINAI e MONTE HOREBE. Chegada ao hotel bem à tarde e breve reunião com o guia do grupo para ver quem tem condições físicas para a escalada na madrugada ao topo da MONTANHA SAGRADA. Em seguida teremos o jantar. Breve descanso para os que irão subir o monte (01h30 da manhã) caso as condições climáticas permitam.
INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.


6º DIA. 09/Nov (sab) - CAMINHADA AO TOPO DO MONTE SINAI / *MOSTEIRO DE SANTA CATARINA / PARTIDA DO MONTE SINAI EM DIREÇÃO À TERRA PROMETIDA / MAR MORTO – ISRAEL.
Para os mais dispostos fisicamente (às 01h30min da manhã), iniciaremos a tão esperada subida ao cume do MONTE SINAI, local onde Deus falou com Moisés e lhe entregou as Tábuas de pedra com os 10 MANDAMENTOS. A subida se inicia na madrugada e não é fácil, mas vale o esforço para conhecer e estar no mesmo lugar onde DEUS apareceu a Moisés. No alto do Monte Sinai, na frente de todo o povo e de Moisés o monte tremeu e fumegou (Êx 19.18) e as marcas deste acontecimento ainda hoje são visíveis no alto do SINAI. Durante a descida teremos uma privilegiada vista panorâmica do MONTE HOREBE, o MONTE DE DEUS (Êx 3.1) onde DEUS falou com Moisés em uma chama na SARÇA ARDENTE ordenando que ele voltasse para o Egito (Êx 3) para libertar o Povo Hebreu da escravidão. *A entrada ao Mosteiro de SANTA CATARINA só estará inclusa se o horário de abertura do mesmo for favorável e não prejudique a saída do grupo do Sinai previsto para as 9h30/10h30, em direção à fronteira do Egito com Israel (nos domingos, quintas e feriados do calendário grego cristão, o mosteiro não abre para visitas). Quem não for fazer a subida, ficará no hotel e de manhã terá oportunidade de conhecer a entrada do Monte Sinai fazendo uma caminhada de 30 minutos até próximo ao Monte Horebe, passando pelo MOSTEIRO DE SANTA CATARINA que guarda a entrada do Sinai, neste lugar os que não fizerem a subida na madrugada, terão uma privilegiada vista do Monte Horebe e Sinai. No Monte Horebe Deus disse a Moisés: “Tire os teus sapatos de teus pés, porque o lugar que tu estás é Terra Santa.” (Êx 3.5). Por volta das 8h00 da manhã já estaremos de volta no hotel para o café da manhã, e por volta das 10h00 o grupo partirá em direção à terra prometida, iniciando a subida pelo deserto de EDOM, terra dos EDOMITAS, margeando o Mar Vermelho em direção à Terra Prometida (ISRAEL). Chegada à fronteira do Egito com Israel na cidade de TABERÁ. MOMENTO DE ENTRADA EM ISRAEL. Terra da fé, das promessas e dos milagres. Neste momento deixaremos o Egito e entraremos na “TERRA SANTA” DE ISRAEL. Após passarmos pelos procedimentos da fronteira em Taba estaremos em Israel na cidade de EILAT, no deserto de NEGEV, no GOLFO DE ÁQABA. Prosseguiremos pelo deserto do NEGEV até o MAR MORTO. Chegada ao belíssimo HOTEL SPA para acomodação.
INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

INFORMAÇÕES PARA A SUBIDA AO MONTE SINAI:

Por questões físicas, nem todos terão condições para a longa caminhada no Monte Sinai, serão quatro horas e meia subindo por trilhas até o topo e duas horas para a descida. O guia egípcio e o guia da Caprice saberão precisar quem pode ou não subir, e terão a prerrogativa de vetar quem não tiver condições.
A subida ao Monte SINAI será feita ao comando de um beduíno (guia da montanha), com as orientações que antecedem a subida, fornecida pelo guia brasileiro e egípcio. Dependendo das condições climáticas não é permitido à subida: com chuva, chuvisco ou se tiver chovido nas últimas 8 horas, ocorrência de neve, frio abaixo de 10 graus no inicio da subida, significa que no meio do monte estará 3 graus com vento e no topo poderá estar 3 graus negativo, sendo impossível e perigoso a subida. Por questões de segurança, o guia brasileiro e o egípcio determinarão a possibilidade ou não da subida ao monte, de acordo com as condições climáticas. Para os autorizados a subirem, será obrigatório assinar o termo de responsabilidade para a subida no Monte Sinai (entregue pelo Guia).
Palavras do nosso Diretor Carlos:
“Ao longo de 16 anos indo ao Monte Sinai já presenciei muitos acontecimentos. Pessoas sendo carregadas monte abaixo por beduínos (Guia da Montanha) por não terem nenhuma condição física para tal subida. Tanto para a subida, como na descida, tem riscos de acidentes.
Em nosso site temos publicado, informações para a subida ao MONTE SINAI. POR FAVOR, LEIAM!

7º DIA. 10/Nov (Dom) - MAR MORTO / DIA LIVRE PARA DESCANSO NAS ÁGUAS MEDICINAIS DO MAR MORTO EM UM SPA
Café da manhã e dia todo livre no Hotel-SPA às margens do Mar Morto. O Hotel-SPA tem o Mar Morto ao fundo. Você poderá ir à praia ou aproveitar as piscinas cobertas e aquecidas, com água bombeada do Mar Morto. Aproveitem este lugar admirável para relaxar um pouco, para que a viagem não se torne muito cansativa. Esta parada no Mar Morto é estratégica para descansar, você não afunda nas águas, mas simplesmente flutua devido alta densidade de suas águas. Lugar maravilhoso! Aproveite! O Mar Morto é conhecido na bíblia como: Mar de sal, Mar de Aravá e Mar de Betume. Está situado aproximadamente 400 m abaixo do nível do Mar Mediterrâneo, sendo o ponto mais baixo que temos na terra. Tem 76 quilômetros de comprimento e 17 de largura. O ponto mais profundo tem 914 m, sendo que na outra margem se encontram as Campinas de Moabe, que é a região de Zoar e da bíblica Sodoma e Gomorra (Gn 19:24). Descanso no hotel.
INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.


8º DIA. 11/nov (Seg) - MAR MORTO / MASSADA / QUMRAN / TIBERÍADES
Café da manhã e saída em direção à montanha de MASSADA para conhecer a famosa FORTALEZA DE MASSADA, uma impressionante elevação rochosa bem próxima do MAR MORTO. Por ser uma montanha praticamente inacessível no escaldante deserto da Judéia, serviu de último refúgio para os JUDEUS ZELOTES, que fugiram da ocupação e destruição de JERUSALÉM pelas legiões ROMANAS em 70 d.C pelo general TITO. MASSADA era o próximo alvo, a Décima Legião Romana comandada pelo general Romano FLAVIUS SILVA efetuou um formidável cerco à montanha que durou 3 anos, terminando em 73 d.C. com o suicídio coletivo de todos os ocupantes, cerca de 960 homens, mulheres e crianças. Eles se suicidaram para não serem escravizados nas mãos dos conquistadores romanos e ainda hoje se pode ver os ruínas dos acampamentos do exército Romano, construído em pedras. É visível também a enorme rampa construída para se chegar ao topo da montanha para desalojar os revoltosos. O filme “MASSADA NUNCA MAIS” conta esta triste história, filmada inteiramente neste lugar. Subiremos a montanha de bondinho. Seguiremos paraas Cavernas de QUMRAN à beira do Mar Morto, onde em 1947 foram descobertos os famosos Pergaminhos do Mar Morto. Viagem até o norte na GALILÉIA, chegada em TIBERÍADES às margens do MAR DA GALILÉIA. Hospedagem e descanso. A noite é livre e o nosso hotel fica próximo do calçadão da cidade que abre a noite até as 22h00 (menos aos sábados e feriados religiosos). Ali tem várias lojinhas, bares, restaurantes a beira do Lago da GALILÉIA onde Pedro pescava e JESUS caminhou por cima de suas águas.
INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.


1ª parte - Peregrinação ao Egito, Monte Sinai e Terra Santa 2013


2ª parte - Peregrinação ao Egito, Monte Sinai e Terra Santa 2013

3ª parte - Peregrinação ao Egito, Monte Sinai e Terra Santa 2013

4ª parte - Peregrinação ao Egito, Monte Sinai e Terra Santa 2013


Nenhum comentário: