terça-feira, 29 de junho de 2010

Fotos dos locais que serão visitados por nossa Peregrinação a Terra Santa (4ª PARTE)

    Nesta quarta e última postagem, colocaremos as fotos dos locais que a nossa Peregrinação passará que são mais ligadas ao Antigo Testamento. Na foto abaixo vemos o Monte Carmelo, onde hoje fica a cidade Haifa. Foi neste monte que o profeta Elias enfrentou os sacerdotes de baal (ler I Rs 18, 20-40).

 

Na foto abaixo vemos o Mosteiro Carmelita Stella Maris, que é construído em cima do Monte Carmelo.

 

Na foto abaixo vemos o mar morto, que tem alta concentração de sal na água, por isso as pessoas e as coisas flutuam. Ele está situado a 400 metros abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo da terra (ler Gn 19).

 

A foto abaixo é da cidade de Jericó . Ela é considerada a cidade mais antiga do mundo. É lá que ocorre um dos episódios mais importantes da conquista da Terra Santa (ler Js 6).



domingo, 27 de junho de 2010

Fotos dos locais que serão visitados por nossa Peregrinação a Terra Santa (3ª PARTE)

      Nesta terceira postagem da série sobre nossa Peregrinação a Terra Santa, acompanharemos os últimos passos de Jesus na sua missão de dar a vida para nos salvar.

      A foto abaixo é da cidade santa de Jerusalém (ler Lc 19,28-41).


       Na foto abaixo vemos a Basílica da Agonia - Monte das Oliverias, local onde Jesus suou sangue, mas assumiu fazer a vontade do Pai para nossa salvação (ler Lc 22, 39-46).

 

Na foto abaixo vemos os peregrinos de hoje que fazem o mesmo percurso de Jesus em Jerusalém, carregando a cruz. É um dos pontos altos da Peregrinação a Terra Santa (ler Lc 23, 1-32).


 

 A foto abaixo é da Basílica do Santo Sepulcro, local onde teremos, na nossa Peregrinação, a última missa (ler Lc 23, 50-56).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fotos dos locais que serão visitados por nossa peregrinação a Terra Santa (2ª PARTE)

      Nesta segunda postagem da série sobre a peregrinação a Terra Santa, privilegiaremos os locais da vida pública de Jesus: locais onde Ele pregou e fez milagres a começar pelo mar da galileia. No mar da Galileia, vemos Jesus que caminhou sobre as águas (ler Mt 14,22-33); a Pesca milagrosa (ler Lc 5,1-11); e a Tempestade acalmada (Mc 6,45-52). Na nossa peregrinação, teremos a missa celebrada na travessia do lago, no barco.
                                                                  Lago da Galileia

      A transfiguração de Jesus é o momento em que ele revela sua identidade de filho de Deus aos três discípulos que subiram a montanha com Ele para rezar. Para nós que fazemos parte do Movimento da Transfiguração, este lugar se reveste de significado todo especial porque nele a identidade do Movimento se fundamenta.(ler Lc 9,28-36).
Basílica da transfiguração

          Basílica da transfiguração   

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fotos dos locais que serão visitados por nossa peregrinação a Terra Santa (1ª PARTE)

      Na peregrinação que o Movimento da Transfiguração realizará em maio de 2011 na Terra Santa, visitaremos lugares onde aconteceram eventos da história da nossa salvação.Convido você a já realizar conosco esse caminho através desta série de postagens sobre os lugares Santos. Espero que todos possam usufruir desta riqueza insondável confiada à Igreja e que todos os cristãos possam realizar esta visita pelo menos uma vez na sua vida.
      Começaremos pelos lugares que têm ligação direta com a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Basílica da Anunciação, em Nazaré.
Local que o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela tinha sido escolhida para ser a mãe de nosso  salvador (ler Lc 1,26-37)

 
Basílica da Natividade - vista externa
Basílica da Natividade - vista interna

Basílica da Natividade - local em que Jesus nasceu
A Basílica da Natividade fica na cidade de Belém, cidade que foi palco deste acontecimento da encarnação do Filho de Deus, que assumiu a nossa condição humana (ler Lc 2,1-15)

domingo, 20 de junho de 2010

José Saramago


     Existe um ditado popular que diz que toda pessoa que morreu é santa ou, no mínimo, muito boa; e existe um certo consenso social de não falar mal de quem já morreu. Mas tudo isso não pode ser maior do que a verdade.
     Sobre o escritor português Jose Saramago, que faleceu nestes dias, uma verdade não pode deixar de ser dita: ele foi um homem que usou o dom de escrever dado por Deus para atacar a Igreja e a Bíblia, a ponto de dizer que "o Deus da Bíblia era invejoso e mau". Tinha um gosto especial em denegrir de forma agressiva a pessoa de Jesus a ponto de, no seu livro: "O evangelho segundo Jesus Cristo" (1992), dizer que Jesus era filho de José e não de Deus, e que Jesus perdeu a virgindade com Maria Madalena .
     José Saramago não era simplesmente um ateu, ou uma pessoa que tinha compreensões erradas da fé, era alguém que gostava de publicamente se opor a tudo que era da fé, de forma direta e sem o mínimo respeito. Fazia com que sua opinião influenciasse de forma negativa toda uma geração, especialmente nos últimos anos de sua vida, nos quais ele havia se consagrado a lutar contra Deus e contra a Igreja.
     O jornal oficial do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", disse de uma forma muito dura: “o escritor colocou-se com lucidez ao lado das ervas daninhas no trigal do Evangelho".
     Diante desses fatos, o que podemos fazer nesse momento como cristãos, é rezar para que a infinita misericórdia de Deus tenha compaixão dele por todos os males que ele fez a humanidade. Porque cremos firmemente que, ao morrer e nos apresentarmos diante de Deus, seremos julgados especialmente pela forma com que usamos os dons que recebemos dele.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Peregrinação a Terra Santa


     O Movimento da Transfiguração convida você a viver uma experiência inesquecível: participar de uma Peregrinação aos lugares Santos onde o próprio Jesus pisou, viveu sua missão e deu sua vida para nos salvar.

     Sabemos que Deus se faz presente em todos os lugares, mas existem lugares onde sua presença e ação são mais perceptíveis: a Terra Santa é lugar por excelência desta Presença.

     Iremos a Belém, na Basílica da Natividade; ao rio Jordão, local onde Jesus foi Batizado -  lá renovaremos nossas promessas batismais; também iremos a Caná, lugar do primeiro milagre de Jesus, numa festa de casamento - oportunidade que os casais terão para renovar suas promessas matrimonias.

     Continuando nossa Peregrinação, visitaremos o Monte das Bem Aventuranças, local onde Jesus fez o Sermão da Montanha; depois visitaremos, no monte Tabor, a Basílica da Transfiguração, local da Transfiguração de Jesus.

     Para concluir nossa caminhada no seguimento de Jesus, visitaremos o Monte das Oliveiras, local onde Jesus foi preso; depois faremos todo o percurso da prisão pela via dolorosa, em Jerusalém, concluindo com a visita ao Santo Sepulcro.

     Junto com esses, visitaremos lugares ligados ao Antigo Testamento, ao período dos apóstolos, juntamente com lugares históricos do período da dominação romana e outros lugares únicos, como o mar morto. Tudo isso com hospedagens em bons hotéis e guia brasileiro.

     A peregrinação terá a duração de dez dias. Sairemos do Brasil no dia 15 de maio de 2011.

     Venha conosco viver essa grande experiência de Fé! Sua vida jamais será a mesma!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Celebrada em Milão Missa de exéquias do Bispo assassinado na Turquia


     Dom Luigi Padovese, Vigário apostólico de Anatólia e Presidente da Conferência Episcopal da Turquia, assassinado em 3 de junho quando se preparava para viajar ao Chipre para acompanhar o Papa Bento XVI em sua viagem apostólica à ilha.
     Por ser Italiano, da Arquidiocese de Milão, foi celebrada a missa na catedral de Milão, presidida pelo Cardeal Dionigi Tettamanzi. Foi concelebrada por 40 bispos de diferentes dioceses européias e cerca de 200 sacerdotes e 5 mil fiéis.
     O assassinato de Dom Luigi esta cercado de muitas interrogações. Em um país que não permite que a Igreja Católica tenha plena liberdade - nem as outras denominações cristãs. A apesar de se denominar uma república laica, o islã pode ser considerada como a religião oficial, porque goza de privilégios que as outras religiões não tem.
     Outro fato bastante intrigante é que o assassino foi o seu próprio motorista, que é mulçumano, e que foi indicado pelas autoridades de segurança da Turquia, em um governo que se aproxima cada vez mais dos líderes religiosos mulçumanos.
     A pequena comunidade Católica local está bastante sofrida pela perda do seu amado pastor, e apreensiva em relação às implicações deste assassinato nas relações com a grande maioria mulçumana no país.
     Rezemos por essa Igreja - que tem a grande maioria das comunidades fundadas pelo Apostolo Paulo, e por isso remonta ao período apostólico do primeiro século - para que possa ter esperança e força para dar continuidade a sua caminhada neste ambiente de insegurança.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, RS

     As fotos abaixo foram retiradas do blog “Salvem a Liturgia” e nos mostram como a beleza é um meio privilegiado de elevar o homem a Deus. Podemos perceber, ao nos aproximarmos desta Catedral e ter a oportunidade de entrar nela, que é impossível o coração e a mente humana não elevarem-se a Deus; nos faz lembrar a oração do salmista que diz: “um só dia na vossa casa vale mais do que milhares fora dela”.



 

 

 

 



sábado, 12 de junho de 2010

Missa com mais de 15 mil sacerdotes


Missa concelebrada por 80 cardeais, 350 arcebispos e bispos e 15 mil sacerdotes dos 5 continentes, por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O encerramento do Ano Sacerdotal


     No dia 11 de junho será encerrado o Ano Sacerdotal, que foi proclamado pelo Papa Bento XVI. O encerramento será com uma celebração na Praça de São Pedro, e contará com mais de dez mil sacerdotes do mundo inteiro, no dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

     Nestes últimos dias, tenho intensificado de forma toda especial, minhas orações pelos sacerdotes. E tem surgido no meu coração uma lista de padres que foram importantes na minha caminhada cristã; o que gerou no meu coração uma oração de gratidão e súplica.

     A gratidão, por eles terem sido canais da graça de Deus na minha vida: como o padre que me batizou; o que me deu a primeira comunhão; os que até hoje me confessaram; o que me casou; também os que tive um relacionamento mais longo de convívio pastoral, como os párocos das paróquias que frequentei; os sacerdotes que, ao longo da minha caminhada, desenvolvi uma grande amizade; também aqueles que, por causa do Movimento da Transfiguração, me aproximei; e não poderia deixar de falar do meu irmão que é padre e o meu sobrinho que hoje é seminarista.

     A súplica por cada um desses homens – com dons e limites próprios, mas que foram e são grandes instrumentos – para que Deus os abençoe, os ilumine, dê força na sua caminhada, os perdoe de seus pecados, conceda a luz eterna para aqueles que já partiram desta vida e, de uma forma especial, Deus cada dia atraia novos jovens para essa vocação essencial e insubstituível na nossa Igreja.

     Convido você, leitor deste blog, a fazer a sua lista dos padres que foram e são importante na sua história, a se unir a mim em oração de ação de graças e súplica pelos sacerdotes, neste encerramento do Ano Sacerdotal.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A nossa relação com os animais de estimação

    
     A ideia desta postagem nasceu de um e-mail que recebi do meu irmão, que é padre no México: Pe. Francisco Alexandre, Lc. Este e-mail falava sobre como as pessoas hoje se relacionam com seus animais de estimação, como se fossem seres humanos. Nesse e-mail, entre outras coisas, ele diz: “Estamos sendo manipulados por uma ideologia pagã, que promove o aborto e, ao mesmo tempo, nos envolve em uma cultura ambientalista falsa; onde os animais são colocados no mesmo nível do ser humano, que alcançou sua dignidade plena quando o próprio Deus se encarnou e o elevou, pelo batismo, a ser filho no Filho.”

     Neste mesmo e-mail ele perguntou minha opinião sobre este assunto. Ao responder, percebi que talvez pudesse colocar no blog, para que mais pessoas pudessem compartilhar sobre esta opinião. Segue abaixo a minha resposta:

     A minha opinião é que, com o iluminismo (século XVIII) – quando o homem tornou-se a medida de todas as coisas e o próprio Deus compreendido a partir desta perspectiva – esta mentalidade foi, aos poucos, durante séculos, dando os seus frutos. É como um prédio, do qual se retira sua coluna principal: o seu desmoronamento pode não ser no mesmo momento, mas será apenas uma questão de tempo.

     O que assistimos hoje são as consequências desta mentalidade, que relativizou Deus e absolutizou o homem; agora, relativiza o próprio homem e absolutiza a natureza. É uma das consequências de Deus ter deixado de ser a referência central da cultura ocidental.

     Por isso, hoje, se pensa em legalizar o aborto, o casamento homossexual, entre outros. Isso começou a alguns séculos, aparentemente restrito aos meios intelectuais, mas, aos poucos, tornou-se o senso comum até mesmo entre pessoas com vivência católica.

     Quando leio os textos de Bento XVI, percebo claramente que o nosso problema central não é moral – as consequências é que são morais – e sim de fé. A nossa fé em Deus e o nosso relacionamento com Ele foi profundamente comprometido, tornando-se uma forma religiosa, intimista e profundamente subjetiva; a conclusão disso é uma forma de religião que não influencia a nossa mentalidade e, consequentemente, também não atinge nossas atitudes.

     A forma como se tratam hoje os animais é só mais um sintoma de uma sociedade doente porque Deus não é reconhecido como Deus; e o mais doloroso é que estamos mais envolvidos nisso do que imaginamos: vemos isso nos membros da Igreja e na nossa família.

     Creio que a libertação desta idolatria só acontecerá em nós com a adoração a Deus, pela vivencia litúrgica autêntica, a leitura orante da Palavra de Deus e pelo conhecimento da Sã Doutrina da nossa fé; não numa catequese na medida do gosto do homem de hoje, e sim naquilo que a nossa Igreja nos ensina: com a beleza e exigência próprias. Porque a adoração autêntica a Deus é fundada na verdade e sob a unção do Espírito Santo.

domingo, 6 de junho de 2010

Diálogo entre Católicos e Ortodoxos



      A visita do Papa Bento XVI a ilha de Chipre (4 a 6 de Junho) tem uma importância fundamental para o relacionamento com os Ortodoxos, já que, neste País, a grande maioria da população é Ortodoxa(81%); e só uma pequeníssima parte é católica(3%).
     A visita é uma resposta ao convite de Sua Beatitude Crisóstomos II, arcebispo de Chipre, que é o chefe da Igreja Ortodoxa do Chipre. Ele é um dos líderes religiosos do mundo oriental mais empenhado no diálogo com a Igreja Católica.
     O primeiro encontro do romano Pontífice, depois da recepção oficial feita pelo presidente da república no aeroporto, foi celebrado ao ar livre, junto aos restos arqueológicos da Basílica paleocristã do século IV. O Papa convidou a reconhecer os avanços experimentados nos últimos anos, pelo ecumenismo. No seu discurso ele disse:
     “Hoje devemos dar graças ao Senhor, o qual, mediante seu Espírito, nos conduziu - especialmente ao longo das últimas décadas - a redescobrir a rica herança apostólica compartilhada entre Oriente e Ocidente e, mediante um diálogo paciente e sincero, a encontrar os caminhos para a reaproximação, superando as controvérsias do passado e tendo em vista um futuro melhor".
     Rezemos, cada vez mais, para que o diálogo com Ortodoxos possa levar à unidade tão desejada por Jesus, como Ele rezou na oração sacerdotal: “que todos sejam um".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Festa de Corpus Christi - Goiânia


Procissão de Entrada da Missa



Homilia da Missa, presidida por D. Washington Cruz


Multidão que participou da Festa de Corpus Christi na Praça Cívica



Tapete de serragem confeccionado pelos membros das Paróquias. Esses Tapetes cobriam todo o percurso feito pela procissão do Santíssimo Sacramento


Procissão com o Santíssimo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visita de Bento XVI a Chipre


     O Papa Bento XVI fará, nos dias 4 a 6 de Junho, mais uma viagem pastoral internacional, desta vez à Ilha de Chipre que se localiza no mar mediterrâneo, próximo da Terra Santa. A Ilha de Chipre é citada seis vezes nos Atos dos Apóstolos.
     De Chipre provinha Barnabé, um dos primeiros a se unir à comunidade dos apóstolos, em Jerusalém. Chipre é a primeira etapa da primeira viagem missionária de Paulo, em companhia de Barnabé e do futuro evangelista Marcos.
     O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, precisou que, depois do ataque israelense contra um comboio pró-palestino (próximo da Ilha), não haverá mudança alguma no programa do Pontífice.
     A ilha tem peculiaridades especiais porque parte dela está ocupada por tropas Turcas, e a maioria religiosa é Ortodoxa. Na visita, o Papa entregará aos Bispos do Oriente Médio o documento de preparação para o Sínodo da região, que será celebrado em Roma, em outubro deste ano.
     Rezemos por esta viagem, para que o Espírito Santo ilumine o Papa para que ele seja um instrumento de paz nesta região, que tem forte instabilidade política e religiosa.