segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Africa tem um novo país,Sudão do Sul

Chegou a hora de Salva Kiir Mayardit no Sudão do Sul, depois do anúncio de que 99% no Sul e 58% no Norte votaram pela separação.
Embora o processo de votação só terminasse em 15 de janeiro, foi feita a apuração com sumo cuidado e numerosas revisões, para que se anunciasse neste domingo [ontem] o resultado que se esperava:99% dos habitantes do Sudão do Sul votaram pela independência em relação ao Sudão do Norte, onde a porcentagem também foi majoritária, com 58% dos votos a favor da separação.
O acordo de paz firmado entre o Norte (muçulmano) e o Sul (cristão) em 2005 determina que, por meio de um referendo, em julho se dará a criação efetiva de um novo Estado, com o que se porá fim a uma guerra civil de quase um quarto de século, que deixou milhões de mortos e deixou clara a incompatibilidade entre duas culturas segregadas territorialmente.
O atual vice-presidente do Sudão e presidente do Sudão do Sul (região autônoma desde 2005) será o novo chefe de Estado. Salva Kiir Mayardit tem 60 anos, é casado, tem oito filhos, é católico, e no site de sua campanha presidencial se apresenta como "um devoto cristão" com um longo histórico como guerrilheiro e militar. A trajetória que o levou até aqui teve uma frase como emblema: "Neste referendo a escolha é entre ser um cidadão de segunda em teu próprio país, ou ser um homem livre em um estado independente".
Fonte: Religión en Libertad
Tradução: OBLATVS

Rezemos para este novo presidente, de um país completamente novo, possa ter sabedoria e força nescessárias para levar adiante este grande desafio; porque esta região é marcada por grandes conflitos armados e muita perseguição aos cristãos.

Nenhum comentário: