O Papa Bento XVI nomeou como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica o atual Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz. Dom João Braz de Aviz sucederá o cardeal Franc Rodé, de 76 anos, que pediu renúncia da função por atingir o limite de idade (75 anos), conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
A CNBB informa que o Arcebispo nasceu em Mafra (SC), em 24 de abril de 1947.
“Após frequentar os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR), completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992” .
Foi ordenado sacerdote da Diocese de Apucarana (PR) em novembro de 1972 e nomeado Reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina e professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina (PR). Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador geral da pastoral diocesana de Apucarana.
Em 6 de abril de 1994, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Foi também Bispo de Ponta Grossa (PR) e Arcebispo de Maringá (PR). Em 28 de janeiro de 2004 foi nomeado Arcebispo de Brasília.
Desta forma, o Brasil terá um Cardeal em Roma como Prefeito para de uma Congregação. Desde a saída de Dom Cláudio Humes como Prefeito para o clero, não havia a presença de brasileiros na Cúria romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário