terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Festa da Transfiguração do Senhor - O Movimento


O Movimento da Transfiguração nasce da experiência da revelação divina que é a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Nele, Jesus revela sua identidade de filho de Deus, por isso, o Movimento é um caminho pedagógico de conhecimento de sua pessoa que veio ao mundo para nos salvar.
Assim, toda a espiritualidade do Movimento é um meio para que seus participantes tenham uma experiência com Cristo e esta possa transfigurar toda a sua vida. É na luz que emana do Tabor, que as trevas do mundo e das nossas vidas serão dispersas e, assim, poderemos ser pessoas “iluminadas” pela luz de Cristo, para iluminar o mundo.
O Movimento da Transfiguração é um caminho para esse encontro, através da Leitura Orante da Bíblia pelo método da Lectio Divina, em grupo e pessoalmente, onde cada membro é convidado a, todos os dias, na sua casa, fazer essa experiência de leitura.
Outro ponto fundamental no Movimento da Transfiguração é a Liturgia. É por isso que nas reuniões do Movimento nós somos introduzidos, através da Palavra, na simbologia litúrgica, nos possibilitando um encontro com Deus na pessoa de Jesus, que não é meramente um encontro intelectual, mas também afetivo e relacional. A liturgia, especialmente no calendário litúrgico, nos faz vivenciar a vida de Cristo nos seus vários momentos. É por isso que nos tempos litúrgicos fortes (Advento, Quaresma e Páscoa) as reuniões do Movimento são marcadas por um forte conteúdo bíblico-litúrgico.
Por fim, a oração. As reuniões devem começar com um momento de oração (oração inicial) e esse mesmo espírito de oração deve perpassar a leitura, o comentário, a aplicação e a partilha, até a conclusão com a oração final. Esse espírito de oração deve estar também na nossa leitura bíblica pessoal e diária e na forma atenta e amorosa com que devemos participar da celebração Eucarística. Como conseqüência, esse espírito de oração deve, pouco a pouco, perpassar toda a nossa vida.
Para conhecer mais sobre o Movimento da Transfiguração clique aqui

Nenhum comentário: