domingo, 30 de agosto de 2015

Novena à Virgem da Ternura


Novena da Virgem da Ternura

A novena da Virgem da Ternura é um meio simples e ao mesmo tempo eficaz de nos introduzir no caminho de contemplação através dos ícones, usando invocações ao Espírito Santo, passagens da vida da Virgem Maria nas Escrituras, momentos de reflexão e oração. 

Essa novena pode ser feita em qualquer época, mas recomendamos que seja iniciada em todos os dias 1 de cada mês. Por esta forma de piedade, podemos consagrar o mês que se inicia a Virgem Maria, para que ela gere Jesus em nós e em toda a humanidade. 

No final de cada dia da novena, reza-se a consagração à Virgem da Ternura. Essa consagração pode ser rezada todos os dias – mesmo quando não se está fazendo a novena – sozinho ou unido a alguma outra piedade mariana, como por exemplo, o Terço. É muito recomendado que, tanto a novena como a consagração, na medida do possível, sejam rezadas diante do ícone da Virgem da Ternura, porque foram compostas como meios auxiliares na contemplação do ícone.

Por fim, essa novena foi composta para ser rezada pessoalmente ou em grupo, seguindo as orientações próprias de cada dia. As invocações ao Espírito Santo são colocadas com a métrica de música, dando a possibilidade de serem cantadas, o que nos ajuda a entrarmos mais facilmente em clima de oração. Espero que esta novena possa ajudá-lo na sua caminhada em busca da face de Deus, que se revela na pessoa de Jesus, pelas mãos da Virgem Maria.    

Reze conosco a Novena:


3º Dia da Novena a Virgem da Ternura
4º Dia da Novena a Virgem da Ternura
5º Dia da Novena a Virgem da Ternura
6º Dia da Novena a Virgem da Ternura
9º Dia da Novena a Virgem da Ternura


Consagração à Virgem da Ternura

Consagro-me a ti, ó Virgem da Ternura, tu que és a amada filha de Deus Pai, obediente esposa do Espírito Santo e mãe amorosa de Jesus. A tua íntima relação com a Trindade santa te transfigurou num grau de beleza, doçura e ternura jamais alcançados por nenhuma outra criatura do céu ou da terra. 
Ó Virgem da Ternura, tu que és bela, atrai meus sentidos, afetos e faculdades para Jesus e que assim eu possa conhecê-Lo como “Caminho, Verdade e Vida”. 
Ó Virgem da Ternura, tu que foste plenamente dócil a Deus, ensina-me o caminho da obediência ao teu Filho Jesus, para que eu possa dizer como São Pedro: “a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna”. 
Ó Virgem da Ternura, tu que, ao conviver íntima e profundamente com teu Filho Jesus, te tornaste toda terna, ensina-me o caminho da intimidade com Ele, para que eu também possa dizer como São Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
Por fim, ó mãe bela, doce e terna, como filho confiante na tua união com teu amado Jesus, peço a graça.... (pedido pessoal), sabendo que serei atendido conforme a vontade do Pai, que me ama e sabe o que é melhor para mim. Amém.
Pai nosso...
Ave-Maria...

Nenhum comentário: