domingo, 22 de janeiro de 2012

Trido de preparação para a festa da conversão de São Paulo (1º dia)

A igreja celebra no dia 25 de janeiro a festa da conversão de São Paulo por isso postarei alguns textos que nos ajudará a conhecer mais este grande apostolo.
Paulo nasceu por volta dos anos 5 a 10 d.C.. Segundo os atos dos Apóstolos, ele nasceu em Tarso, capital da Silícia (cf. At 22,3 e 21,39). Tinha cidadania romana, o que era um grande privilégio da época. Tarso era uma grande cidade, com um sistema educacional bem desenvolvido e, pelo que parece, Paulo fez bom uso do sistema educacional desta cidade. Isto fica claro nos seus escritos, percebe-se que ele tem uma boa formação, escrevia bem o grego e apresentava um bom conhecimento da filosofia e da literatura de sua época.
Ainda segundo os Atos dos Apóstolos, Paulo, na sua juventude, vai para Jerusalém para se dedicar ao conhecimento mais profundo da religião judaica e ser educado “aos pés de Gamaliel” (At 22,3), tornando-se um fariseu, conhecedor da Lei, como ele mesmo diz na Carta aos Gálatas: “avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das tradições de meus pais” (Gl 1,14).
Essa forma zelosa do jovem Paulo vivenciar sua religião tornou-o um perseguidor do cristianismo e, nesse processo de perseguição, a caminho de Damasco, ele tem um encontro com Cristo (cf. At 9,22). Esse encontro vai mudar completamente o rumo de sua vida. Não será uma mudança moral, porque ele já era um homem de comportamento reto. Mas Paulo se converte na perspectiva de que a Lei judaica deixa de ser o centro de sua vida, e sim Cristo. Como ele mesmo diz: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Fl 3,8).
Paulo torna-se um grande evangelizador, passando de cidade em cidade, fundando comunidades cristãs.  Paulo trabalhava para o seu próprio sustento: “Vós vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” (I Ts 2,9). A profissão de Paulo era fabricante de tendas.

Nenhum comentário: