sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Visita do Papa Bento XVI ao México

León, 26 Jan. 12 / 12:37 pm (ACI/EWTN Noticias)

O sacerdote Jaime Ramírez López do Santuário de Cristo Rei na Colina do Cubilete, contou alguns aspectos da história e a espiritualidade deste lugar se localizado no coração do México, faltando quase dois meses para a chegada do Papa Bento XVI programada para o dia 23 de março.
Em entrevista concedida ao Grupo ACI, o Pe. Ramírez explicou a importância de que o Santo Padre vá a León, um lugar profundamente católico marcado pelo testemunho de muitos mártires na Colina do Cubilete durante a perseguição religiosa.
O sacerdote recordou que o primeiro monumento ao Sagrado Coração foi construído em 1920, para pedir ao Senhor pela paz no México, "um desejo que os bispos tinham desde 1914".
Em janeiro de 1923, relatou o presbítero, colocou-se a primeira pedra para o segundo monumento ao Sagrado Coração que finalmente "não pôde ser realizado por causa da perseguição religiosa. Em 30 de janeiro de 1928 as forças do governo dinamitaram o primeiro monumento contruído e o segundo projeto já não se realizou".
Em 1942, "com as coisas mais acalmadas, manda-se a construir um monumento ao Sagrado Coração do Jesus chamado Monumento das Nuvens. Assim se começa a plasmar a idéia de um santuário a Cristo Rei promovido pelo então Bispo de León, Dom Emelterio Valverde e o Episcopado".
A primeira pedra do Santuário foi colocada no dia 11 de dezembro de 1944. O projeto da imagem de Cristo Rei foi feito pelo escultor Fideas Elizondo e a construção do santuário foi um projeto dos arquitetos Mariscal y Piña e Carlos Ituart.
O Pe. Jaime Ramírez detalhou logo que a imagem de Cristo Rei pesa cerca de 300 toneladas, mede 20 metros de altura e "tem um sentido teológico. Os anjos estão sustentando a coroa real e a coroa de espinhos, que precisamente nos falam dessa realeza de Cristo, que é o caminho do martírio para chegar a reconhecê-lo como rei e Senhor do universo".
Ao interior do monumento, à altura do coração “há um altar onde se pode celebrar a Missa. Poucas vezes celebrou-se ali, só em ocasiões muito importantes".
O sacerdote contou ao Grupo ACI que dois elementos importantes do Santuário são o altar e uma custódia monumental para o Santíssimo que está feita com pedras preciosas, mede um metro e meio de altura e foi consagrada no dia 6 de setembro de 1960.
Por ser muito pesada (quase meia tonelada) e pelo complicado seu acesso, tem "um mecanismo próprio de um elevador".
Para o presbítero, este Santuário não é "um lugar turístico, e sim um lugar de culto, oração e encontro com Deus. É um lugar para abrir a alma e deixar que Deus nos fale".
Depois de comentar que no Santuário há adoração perpétua do Santíssimo Sacramento, o Pe. Ramírez disse que entre os eventos mais importantes deste lugar está a Marcha Anual Juvenil com jovens de todo o México e diversas peregrinações pela festa de Cristo Rei.
Para o Pe. Ramírez "tem um sentido espiritual muito profundo que se tenha escolhido esta zona em torno de Cristo Rei, acredito que esse é um dos elementos da visita do Papa. Certamente ele nos falará sobre a necessidade de seguir fomentando a missão".
Diante do desânimo das pessoas, disse, esta visita papal "é uma oportunidade que Deus nos brinda, para abrir nosso coração, fortalecer nossa fé e retomar nossa identidade de discípulos missionários".
"E nada melhor que procurar esse encontro com Deus, em Jesus que nos recebe com os braços abertos (como a imagem de Cristo Rei), para que nós empreendamos esse caminho de salvação!", concluiu

Nenhum comentário: