terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Trido de preparação para a festa da conversão de São Paulo (3º dia)

 A realidade do mundo e da sociedade no tempo do apóstolo Paulo, especialmente nos lugares onde a influência da cultura romana ficava mais forte, como por exemplo a comunidade de Tessalônica, percebemos que em muitos aspectos esta comunidade vivia uma realidade muito próxima da nossa situação hoje. Podemos citar como exemplo a globalização, que era uma das características fundamentais do império romano. Havia um grande intercâmbio cultural e comercial entre todas as regiões do império.
Nas suas cartas Paulo enfrentar o problema da libertinagem sexual, que era outra característica forte na cultura romana pagã. Bem diferente da cultura judaica, que tinha uma cultura moral bastante rigorosa. É por isso que não vamos ver Jesus, no evangelho, combatendo a libertinagem sexual, porque, no mundo judaico, onde Jesus nasceu e exerceu sua missão, era mais fácil pecar por excesso de rigor na moral sexual, como no caso da mulher adúltera, que seria apedrejada até a morte.
Bem diferente era a realidade do mundo romano, que se aproxima muito mais da nossa realidade de hoje, muito marcada pela libertinagem. Por isso, nas cartas de Paulo existe sempre uma exortação à castidade. Estas exortações de Paulo se revestem de uma grande atualidade para nossa sociedade, que tem como característica um grande apelo a uma sexualidade desordenada, como podemos constatar nos programas de TV, nos filmes, na forma de vestir e até na linguagem das pessoas. Essa mensagem, que é principalmente vinculada aos meios de comunicação, quer nos dar a entender que não há nenhuma regra a ser seguida em relação à sexualidade.

Nenhum comentário: