terça-feira, 18 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional (2ª parte)

Continuando nossas postagens sobre o XVI Congresso Eucarístico, no segundo dia (15 de maio) da nossa participação fomos a uma celebração no rito extraordinário latino, conhecido como Tridentino ou de São Pio V.

A Santa Missa foi celebrada na Paróquia do Santo Cura d’Ars, e contou com a presença de muito fiéis, religiosos, religiosas, sacerdotes, seminaristas e ainda com a presença de 8 Bispos.

A Missa foi cantada pelo Coral Maria Imaculada, da Igreja Principal da Ad. Apostólica em Campos e pela Schola Cantorum do Seminário da Imaculada Conceição, da mesma Ad. Apostólica. A Missa foi celebrada por Dom Fernando Arêas Rifan, a convite do Sr. Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Avis, que celebrou a Santa Missa Pontifical na forma extraordinária do Rito Romano.

O que pude perceber ao participar desta celebração foi a beleza e a solenidade dos gestos, a postura humilde e sacra em todo o desenrolar da celebração. E, de uma forma especial, o momento da consagração que é “Versus Deum”, voltado para Deus: dessa forma a dimensão sacrifical de Cristo na missa fica bastante evidenciada.

Veja as fotos:








 

 


 


 

Um comentário:

Movimento da Transfiguração disse...

Congresso Eucarístico Nacional (3ª parte)

Nessa terceira postagem sobre o congressos continuamos falar o nosso segundo dia no congresso (15 de maio) depois de participarmos da Santa Missa Pontifical na forma extraordinária do Rito Romano.na qual participaram 8 bispos e entre eles Dom Gregório Paixão que é bispo auxiliar na Arquidiocese de Salvador que é um grande amigo do movimento da Transfiguração na verdade foi com ele que fizemos o processo de discernimento na fundação do movimento.
Foi uma grande alegria poder ter encontrado principalmente porque não tínhamos programado esse encontro tivemos assim a oportunidade de conversarmos e fomos almoçar juntos e depois fomos visitar com ele o mosteiro beneditino de Brasília e por fim fomos deixa-lo no seminário do Neocatecumenato onde estava hospedado no qual tivemos a oportunidade de uma visita guiada pelo o seminário onde foi nos explicado um pouco da realidade do Neocatecumenato.
Este dia foi de um grande de enriquecimento no nosso conhecimento da Igreja na sua diversidade na unidade.

Vejam as fotos