quinta-feira, 19 de maio de 2011

Peregrinação à Terra Santa - 1ª parte

Nossa Peregrinação à Terra Santa teve início quando pessoas vindas de várias cidades e estados diferentes, se encontraram no aeroporto de São Paulo (Guarulhos) na Celebração da missa, que foi presidida pelo Pe. Oscar Júnior.

No segundo dia - 16 de maio - depois de quatorze horas de viagem, em voo direto de São Paulo a Tel Aviv, chegamos às quatorze e trinta horas (horário local).

Ainda no segundo dia, nos dirigimos ao hotel, onde jantamos e depois tivemos a celebração Eucarística.


No terceiro dia - 17 de maio - começamos nossas visitas à Terra Santa. Passamos pela moderna e bela cidade de Tel Aviv e em seguida chegamos a Jope, cenário de vários acontecimentos biblicos, como: foi no porto de Jope que chegaram as madeiras para a construção do templo de Salomão (cf. Cr 2, 1-15); ainda no antigo testamento, foi em Jope que o profeta Jonas, fugindo do chamado de Deus, embarcou em direção a Espanha, sentido oposto a Nínive (livro de Jonas).

Ainda em Jope, mas no novo testamento, Pedro ressuscita a mulher de nome Tabita (cf. At 9, 36-43).
Outro fato também aconteceu em Jope: a visão que Pedro teve de animais considerados impuros para os Judeus, e que Deus o manda comer (At 10,9-16)

Acima, a porta da casa de Simão Curtidor, local onde Pedro estava hospedado em Jope

Depois de Jope, fomos para Cesaréia Marítima, onde Cornélio tornou-se o primeiro pagão batizado (At 10). Ainda em Cesaréia Marítima, participamos de uma apresentação sobre a história desta cidade, visitamos suas ruínas, com seu hipódromo, coliseu, porto e o palácio do governador. Nesta cidade, Paulo ficou preso dois anos e neste tempo ele fez dois importantes discursos. Este episódio ocupa quatro capítulos dos Atos dos apóstolos (At 23 a 26). 



Por fim, encerramos o dia celebrando uma missa, presidida pelo Pe. Francisco Alexandre, no Monte Carmelo. Também visitamos a gruta do profeta Elias, onde ele se escondeu depois de ter desafiado os quatrocentos e cinquenta profetas de baal (cf. I Rs 17 e 18). Nesta igreja tem quatro colunas dedicadas a quatro santos carmelitas: São João de Cruz, Santa Teresa de Ávila, Edith Stein e a Beata Maria de Jesus Crucificado.
Vista do Mar Mediterrâneo no Monte Carmelo



Para ver as fotos dos outros dias da Peregrinação clique abaixo:



Peregrinação à Terra Santa - parte 1

Peregrinação à Terra Santa - parte 2

Peregrinação à Terra Santa - parte 3

Peregrinação à Terra Santa - parte 4

Peregrinação à Terra Santa - parte 5



Peregrinação à Terra Santa - parte 6

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim!!!
Estava ansiosa pelo post da Peregrinação!
Estou com vocês em pensamento e entro todos os dias no site do Movimento pra ver o que farão no dia... rsrsrs...
Imagino quão maravilhosos devem estar sendo estes dias!
Bj grande a todos!
Fabiola

rita.anneys disse...

Louvado seja Deus por essa 1ª Peregrinação do Movimento da Transfiguração à Terra Santa! Pela fé, tenho a certeza de que, embora muitos de nós não tenham estado fisicamente presentes nos Lugares Santos nessa viagem, esteve pela oração intercessória, pela invocação dos Peregrinos, pela união do Espírito Santo que nos faz Um em Cristo.
Portanto, é com o coração agradecido que proclamo: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Rita Olívia