terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Programação de Bento XVI em 2010 – 1ª Parte

O Papa Bento XVI completará 83 anos no dia 16 de abril deste ano de 2010. Seu programa para 2010 é um dos mais movimentados dos seus cinco anos de pontificado. Como é próprio da sua característica pessoal, enfrentando os problemas através de um autêntico diálogo, sem nunca renunciar a busca da verdade.


Seu primeiro compromisso importante deste ano e que tem grande repercussão internacional, especialmente no diálogo com as outras religiões, é no dia 17 de janeiro. Ele vai, pela primeira vez, visitar a Sinagoga de Roma. Esta visita está cercada de muitas expectativas, principalmente porque setores do judaísmo criticaram o Papa pelo reconhecimento das virtudes heróicas do Papa Pio XII (comentamos este episódio na postagem do dia 28/12/2009).
O Papa Bento XVI vai para a Sinagoga para mais uma vez reafirmar a estima e amizade que a Igreja Católica tem para com os judeus. Tudo isso sem renunciar a defesa da verdade sobre a pessoa e as ações do Papa Pio XII, mostrando desta forma que o diálogo não é feito de acordos diplomáticos, que, quando é conveniente, sacrifica até a verdade. O verdadeiro e autêntico diálogo jamais pode sacrificar a verdade e a busca do bem, que são as bases e a meta de qualquer diálogo.
Com este exemplo devemos aprender que nos nossos diálogos familiares, profissionais e de amizade não devemos nunca sacrificar a verdade para evitar determinadas tensões. Porém, esta verdade deve ser sempre enfrentada com caridade e sabedoria. Por fim, rezemos todos para que a visita do Papa à Sinagoga de Roma possa produzir frutos no diálogo com os judeus.



Um comentário:

Anônimo disse...

Oi César que bom termos esse blog assim poderemos comentar a beleza de Deus neste Movimento no meio de todos os irmãos que dele participa.Que Deus continue abençoando esse ministério e que a Virgem mãe de Deus possa sempre interceder na sua vida. Feliz 2010 Bjs Tia Vera Candeias-Bahia