quinta-feira, 11 de março de 2010

Bento XVI e a Igreja da Sagrada Família


     O Papa Bento fará mais uma viagem pastoral internacional em setembro deste ano. Será para a Espanha, a duas cidades de forma específica: Barcelona e Santiago de Compostela. Esta viagem se soma às quatro que estão programadas para este ano, conforme já publicamos em janeiro sobre as principais atividades do Papa para o ano de 2010 (postagens nos dias 05,07,09 e 11 de janeiro).
     A visita a Barcelona terá um motivo especial: presidir a consagração ou a dedicação do templo da Sagrada Família, aceitando o convite do cardeal arcebispo de Barcelona Sistach. A Igreja da Sagrada Família é uma construção  singular que o próprio cardeal define como: “um templo de significado artístico, bíblico, teológico, espiritual e catequético, único no mundo. Esta síntese tão original de arte e fé nascida do gênio de Gaudí dará ao Papa uma oportunidade de retomar a discussão sobre o diálogo com a arte, proposto por ele com entusiasmo em seu encontro com artistas na Capela Sistina”.
     O próprio arquiteto Gaudi tem um o seu processo de canonização em curso.A construção do templo foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva.
     A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumí-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício, Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava.
     Ao aceitar esse convite de última hora, para os padrões do Vaticano (o pedido foi feito em fevereiro deste ano), principamente para uma viagem iternacional, demonstra o grande valor que a Igreja e especilmente Bento XVI tem pela arte sacra como um meio de levar o ser humano para ter um encotro com Deus.

Nenhum comentário: