quarta-feira, 17 de março de 2010

O retorno dos Anglicanos

     Os Anglicanos de vários paises estão fazendo pedidos a santa sé - mais precisamente a Congregação para a Doutrina da fé, que é tem como prefeito o cardeal americano William Levada - esta função era exercida por Bento XVI antes de sua eleição como bispo de Roma- que hoje é o responsável para acolher este tipo de pedido. 

     Como tínhamos publicado sobre o pedido da comunidade anglicana "Forward in faith", que tem sua sede na Austrália, está a caminho de ser o primeiro grupo a fazer adesão comunitária plena à Igreja Católica (postagem feita no dia 23 de fevereiro).
     Agora já formalizaram este mesmo tipo de pedido comunidades Anglicanas dos Estados Unidos, Inglaterra, América central e por último comunidades canadenses.
     Esse retorno de grandes grupos anglicanos à Igreja foi possibilitado pela publicação da constituição "Angliconorum coetibus", pelo Papa Bento XVI, no dia 4 de novembro de 2009.
     Através desta constituição, os Anglicanos podem retornar à Igreja em comunidades inteiras, podendo guardar suas tradições litúrgicas e espiritual, eles terão um ordinário (governo) próprio nomeado pela santa sé. Esta nova realidade é semelhante às dioceses militares, que não é territorial. Em contra partida, eles assumem o catecismo da Igreja católica e, consequentemente, a submissão ao Papa.
     Continuemos, nas nossas orações, suplicando a Deus para que esta obra de unidade possa cada vez mais dar frutos. Para que se cumpra a vontade de Jesus “de um só rebanho e um só pastor”.





Nenhum comentário: