domingo, 7 de março de 2010

Terceiro Domingo da Quaresma

     No terceiro domingo da Quaresma, o evangelho proclamado é o de Lucas 13, 1-9. Tem como tema principal: a conversão. A conversão cristã não é uma simples mudança de comportamento motivada por um agir moral mais correto, apesar disto também fazer parte, sendo, na verdade, uma consequência.
     A conversão cristã tem seu início no reconhecimento humilde de nossas faltas, sabendo que estas são, antes de tudo, uma ofensa a uma pessoa: Deus. É através do relacionamento pessoal com este mesmo Deus que é gerada a experiência do arrependimento.
     Que nesta Quaresma, possamos cultivar um relacionamento intimo e intenso com Deus através da oração, da Leitura Orante da Palavra de Deus – Lectio Divina – e da participação atenta e amorosa das Celebrações Litúrgicas. Porque, são nesses ambientes propícios ao encontro com Deus, que o arrependimento, base da conversão cristã, acontece.
     Juntos com toda a Igreja, rezemos:
     “Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.




Nenhum comentário: