terça-feira, 9 de março de 2010

Um novo dogma mariano?


     Existe, nestes últimos cem anos, um movimento dentro da Igreja para que os Papas possam proclamar mais um dogma mariano. Este movimento sempre foi encabeçado por Cardeais e Bispos. Começou com o Cardeal Belga: Désiré-joseph, em 1920 e desde lá, é sempre apresentado ao Papa.
Os dogmas existentes sobre a Virgem Maria são quatro: 1º,  Maria mãe de Deus, proclamado no Concilio de Éfeso, em 431; 2º, a Virgindade Perpétua de Maria, no primeiro Concilio de Latrão, em 659; 3º, a Imaculada Conceição de Maria, pelo Papa Pio IX, em 1854; e o 4º, a Assunção de Maria ao Céu, pelo Papa Pio XII .
O quinto dogma mariano, que é apresentado aos Papas, é sobre Maria como «Mãe espiritual de toda a humanidade, co-redentora com Jesus Cristo Redentor, mediadora de todas as graças com Jesus, único mediador, advogada com Jesus Cristo em favor do gênero humano». Há uma resistência de alguns bispos, principalmente do ocidente, por causa  da realidade ecumênica, que poderia sofrer um duro revés com a proclamação deste dogma.
O pedido que foi apresentado a Bento XVI  foi assinado por cinco Cardeais e por vários Arcebispos e Bispos. Rezemos então pelo Papa, para que a luz do Espírito Santo, das Sagradas Escritura e da Tradição da Igreja, possa tomar a melhor decisão. A nossa segurança e alegria é saber que o Papa, como sucessor de Pedro, tem a graça da infalibilidade em matéria de fé e moral dado pelo próprio Jesus, que disse: “O que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu”  

Nenhum comentário: