domingo, 18 de julho de 2010

A Igreja no Turcomenistão



      Uma notícia chamou minha atenção nestes dias: a Igreja Católica conseguiu o reconhecimento oficial do governo Turcomenistão para poder “funcionar” neste país. Isto já é, por si, uma notícia que chama a atenção. Mas o que é mais impressionante são os números da Igreja Católica neste país: existem 100 católicos batizados, com trinta catecúmenos – pessoas que estão se preparando para receber o batismo. Você pode estar achando que eu errei alguma coisa nos números, mas verdadeiramente são 100 (cem) católicos. E mais ainda um pequeno grupo de simpatizantes da Igreja.
       A Igreja no Turcomenistão tem ainda dois padres e um diácono. E não tem até hoje nenhum templo para reunir-se e para celebrar a Eucaristia. As celebrações e as reuniões são feitas nas casas dos fiéis. A população do país é de cinco milhões de habitantes, dos quais 90% são mulçumanos. Para quem ficou interessado em saber onde fica este país, ele está situado na Ásia central e faz fronteira com o Cazaquistão, Uzbequistão, Afeganistão, Irã e com o mar Cáspio. Ele é um dos países que surgiram com o fim da antiga União Soviética.
        Rezemos para que o Espírito Santo faça com que os católicos deste país possam ser autênticos evangelizadores, e que nos próximos anos, esse pequeno rebanho possa ser multiplicado, para que assim, mais e mais pessoas possam fazer parte da Igreja de Cristo.

Nenhum comentário: