domingo, 13 de março de 2011

Primeiro domingo da Quaresma - Ano A

No primeiro Domingo da Quaresma a Igreja nos propõe a proclamação do evangelho da vitória de Jesus sobre a tentação, no deserto. O que muda é o evangelista que é usado, já que a Igreja divide as leituras dominicais em anos A, B e C. No ano A são privilegiadas as leituras do evangelista Mateus; no ano B, as leituras do evangelista Marcos; e no ano C, o evangelista Lucas. Estamos no ano A, assim são privilegiadas as leituras do evangelista Mateus.
A Quaresma teve inicio na quarta-feira, dia 09 de março, com a imposição das cinzas, sinal de penitência e conversão. E neste domingo, dia 13 de março, com a proclamação do evangelho de São Mateus (4, 1-11), vimos Jesus vencendo a tentação do inimigo de Deus, do diabo (dia-bolus – que significa aquele que divide). Sua grande ação consiste em nos dividir e nos separar de Deus, dos outros e de nós mesmos.
Vejamos o que o papa Bento XVI diz sobre este primeiro domingo da quaresma:
“O primeiro domingo do itinerário quaresmal evidencia a nossa condição de homens nesta terra. O combate vitorioso contra as tentações, que dá início à missão de Jesus, é um convite a tomar consciência da própria fragilidade, para acolher a Graça que liberta do pecado e infunde nova força em Cristo, caminho, verdade e vida (cf. Ordo Initiationis Christianae Adultorum, n. 25). É uma clara chamada a recordar como a fé cristã implica, a exemplo de Jesus e em união com Ele, uma luta «contra os dominadores deste mundo tenebroso» (Hb 6, 12), no qual o diabo é activo e não se cansa, nem sequer hoje, de tentar o homem que deseja aproximar-se do Senhor: Cristo disso sai vitorioso, para abrir também o nosso coração à esperança e guiar-nos na vitória às seduções do mal.”
Nesse espírito, rezemos com toda a Igreja: “concedei-nos, ó Deus Onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

Nenhum comentário: