quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bento XVI e Copenhague

A Conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas, em Copenhague na Dinamarca, teve seu início da manhã desta segunda feira (07/12) e terá o seu término no dia 18/12. A mesma tem participações de delegações de 193 países e será dividida em seis dias de reunião técnica e dois dias de reunião politica. Esse é o tempo que os países ali representados terão para fechar um acordo que irá substituir o protocolo de Kyoto, que expira em 2012. A Santa Sé participará da conferência com uma delegação chefiada pelo arcebispo Celestino Migliore.
O papa Bento XVI, neste domingo (06/12), no seu tradicional encontro com os fiéis na praça de São Pedro, falou sobre o encontro de Copenhage, dizendo: "Desejo que as sessões de trabalho ajudem a encontrar ações respeitosas da criação e promotoras de um desenvolvimento solidário, fundado na dignidade humana e orientado ao bem comum".
Nas palavras do Papa, ficam claras duas ideias fundamentais: a primeira, ele não usa as expressões natureza ou planeta, e sim , a criação, que nos remete a Deus como criador de todas as coisas, e isso tem como consequência que toda a natureza nos é dada como um dom de Deus e o ser humano é chamado a cultivá-la como quem a administra e não como quem é dono.
A segunda ideia fundamental é que toda medida de proteção da criação tem como meta a proteção da dignidade humana, porque o ser humano é o centro da criação. Esta proteção é para salvaguarda a vida humana na sua integridade, como ele mesmo conclui "sobretudo com relação aos pobres e às gerações futuras".

Nenhum comentário: