sábado, 19 de dezembro de 2009

A Igreja na Índia

Nestes dias que antecedem o Natal, temos comentado a situação da Igreja em alguns países onde ela sofre de maneira especial. Primeiro, falamos sobre a Igreja no Iraque (17 de dezembro); depois, da Igreja na China (18 de dezembro); e hoje comentaremos a situação da Igreja na Índia. Os cristãos da Índia estão sofrendo uma onda de perseguição por parte dos hindus extremistas, que acusam os cristãos de fazerem conversões forçadas. Essa fase de ataque teve deu início no dia 24 de agosto, como é relatado pela agência internacional de notícias Zenit:


"Os cristãos da Índia, particularmente no Estado de Orissa, foram vítimas de uma selvagem onda de violência desde 24 de agosto de 2008, que se estendeu durante o outono.


A partir desse dia, os ataques de fundamentalistas hindus provocaram a fuga de 10 mil famílias de suas casas, cerca de 54 mil pessoas. Segundo fontes da Cáritas diocesana de Bhubaneswar, capital do Estado de Orissa, os mortos seriam 80; segundo o governo local, cerca de 40.


Mais de 5 mil casas foram devastadas ou queimadas, em uma campanha de ataques que se estendeu por 392 povos. As igrejas católicas e protestantes afetadas ou completamente destruídas foram 149. Cerca de 40 escolas e centros de catequese cristãos sofreram danos. "


Já no ano de 2009 foram feitos mais 56 ataques a templos católicos e de outras denominações cristãs. Os cristãos da Índia sofrem perseguições e perigos de morte e têm de fugir do local onde moram, fazendo a mesma experiência da Sagrada Família, que teve que fugir para o Egito por causa da ordem do rei Herodes de matar todas as crianças do sexo masculino (cf. Mateus 2). Neste tempo de Advento, rezemos para que Deus dê forças aos cristãos indianos para que superem seus grandes desafios, e que o Espírito Santo gere a paz na Índia, nos seus conflitos religiosos.

Nenhum comentário: