sábado, 19 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma - Ano A


O segundo domingo da quaresma tem como centro da liturgia da Palavra a proclamação do evangelho da Transfiguração do Senhor Jesus. Isto se repete todos os anos, a única diferença é de qual evangelista é retirada a narração. Este ano, a Igreja vive o ano A e, portanto, o texto é o do evangelista Mateus.
Vejamos o que o Papa Bento XVI diz sobre o evangelho da Transfiguração, na sua mensagem para a Quaresma deste ano.
“O Evangelho da Transfiguração do Senhor põe diante dos nossos olhos a glória de Cristo, que antecipa a ressurreição e que anuncia a divinização do homem. A comunidade cristã toma consciência de ser conduzida, como os apóstolos Pedro, Tiago e João, «em particular, a um alto monte» (Mt 17, 1), para acolher de novo em Cristo, como filhos no Filho, o dom da Graça de Deus: «Este é o Meu Filho muito amado: n’Ele pus todo o Meu enlevo. Escutai-O» (v. 5). É o convite a distanciar-se dos boatos da vida quotidiana para se imergir na presença de Deus: Ele quer transmitir-nos, todos os dias, uma Palavra que penetra nas profundezas do nosso espírito, onde discerne o bem e o mal (cf. Hb 4, 12) e reforça a vontade de seguir o Senhor” 
O centro da narração da Transfiguração está na voz do Pai que diz: "Este é o meu filho muito amado: Ouvi-o”, nos dando uma orientação bem precisa para nossa caminhada quaresmal, em preparação para a Páscoa. Uma verdadeira quaresma se vivencia através de uma maior aproximação da Palavra de Deus, feita de forma oracional, especialmente pelo método da lectio divina.
Para nós, que fazemos parte do Movimento da Transfiguração, este domingo é especial porque nos faz penetrar mais no carisma do Movimento pelo caminho da Oração, da Palavra de Deus e da liturgia. Que a contemplação do Ícone acima nos ajude a mergulhar mais no conhecimento da pessoa de Jesus.
Junto com toda Igreja rezemos: “Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso filho amado, alimentai o nosso espírito com a vossa Palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

Um comentário:

Movimento da Transfiguração disse...

Olá,Jorje Luis visitei os blogs que você me indicou gostei muito.
Muito obbrigado.